"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 14 de outubro de 2012

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO

O DITO POPULAR

Com que alegria o PT, em todas as suas facções, alardeia e comemora o fato de o julgamento do Mensalão não repercutir nas urnas. É a mais clara demonstração de que está consolidada a República da Esperteza. Lula, em oito anos, conseguiu inculcar na população a cultura distorcida da parte que lhe interessa na oração de São Francisco: "... é dando que se recebe".

Contar com corruptos condenados e consagrados nas suas fileiras não causa nenhuma alteração na imagem do partido. Pelo contrário só reforça a aberração política em que o Partido dos Trabalhadores se transformou. Já é da sua natureza.

Assim como o advogado de Delúbio Soares disse outro dia que "jornalista bom é jornalista morto" e depois desdisse alegando que era piada de salão, Zé Dirceu também fazia uma pequena molecagem quando proclamou de boca cheia que "este é um governo que não rouba e não deixa roubar".

Brincadeirinha, coisa boba. Hoje, a celebração petista - de condenados e suspeitos - é pelo jeito de ser que o PT passa a todo brasileiro que pega pra peteca: "Vergonha é roubar e não poder carregar". Ei, socorro! Polícia! Os que se apropriaram do PT acabam de roubar este dito popular.

RODAPÉ - Há quem dê o bote nas burras públicas de tal jeito e maneira que seja o bastante para encher 11 caminhões de mudança... Isso é que é fazer de um ditado, uma lição
 
 
SORTE DOS CUBANOS
Jogadores cubanos abandonam a sua seleção antes do jogo contra o Canadá pelas eliminatórias da Concacaf para a Copa de 2014. O time de Cocodrillo Verde foi para Toronto com 15 jogadores, mas apenas 11 chegaram ao estádio. Deve ser porque viver no regime dos irmãos Castro é muito bom. Ainda bem para eles que as eliminatórias bão forasm aqui no Brasil. Eles cairiam em seguidinha no colo de Raúl, como se fossem aqueles dois pugilistas que Tarso Genro socou num avião e mandou de presente para Fidel, O Eterno.

CANDIDATA IDEAL
A advogada Vanda Maria da Silva Duo obteve dois votos para a vereança na Câmara Municipal de São Paulo. Mas ela disse que nem sequer sabia que era candidata. Essa tem futuro. Não sabia nada de sua candidatura quanto Lula não sabia do mensalão. Tem tudo para chegar à Presidência da República em 2014.

LULALÁ
A Turquia pede novo Conselho de Segurança e critica postura da ONU. Taí, enquanto não derem uma cadeira permanente para Lula nesse conselho, a ONU não vai ser nada na vida. Lulalá, já já!

FRAUDES NO ENEM?
A Polícia Federal e o Tribunal de Constas da União investigam denúncias de fraudes em contratos de serviços de informática para "segurança" das provas do Enem. Não é notícia requentada; apenas uma medida atrasada com relação a contratos genéricos, não só nos exames do Enem, mas nas edição de cartilhas que ensinavam errado editadas sem licitação pela notória especialização; nos panfletos do kit-gay e outros similares. Quem procurar vai achar.
 
DILMA, A COERENTA
Dilma Vana se recusou a assinar a demissão de Zé Genoíno. Disse que não vê motivos para a sua exoneração da Petrobras. Para uma primeira-mulher-presidenta que tem o plantel de ministros que seu governo tem, nada mais coerente.

PT ACIMA DO PT
O PT reluta em obedecer o que está no artigo 231 do seu próprio estatuto. Não quer desfiliar seus Zés, o Dirceu e o Genoíno, condenados pela Justiça. Nada mais PT que isso mesmo. Deve ser uma honra ter em suas fileiras réus condenados por corrupção em plena democracia. De qualquer maneira, sabe-se que agora o PT não está acima da lei; apenas passa por cima do próprio estatuto.


BIOÁLIBI
Os advogados da defesa dos mensasleiros contam como certo que na hora da dosimetria os ministros do STF levarão em conta a biografia dos réus. Nem de leve pensam que os ministros, antes de cada sentença, podem ter a ideia de fazer uma pesquisa científica sobre a história que cada réu vem contando a respeito de si mesmo. Uma coisa é certa: os ministros sabem que biografia não é salvaguarda nem serve de álibi para a delinquência.

O CHORO É LIVRE
Eduardo Suplicy que canta quando é aniversário de roqueiros, que bota cueca por cima das calças, que mostra cartão vermelho no plenário, agora chorou oportunamente ao ler a cara que a filha de Zé Genoíno mandou para o pai condenado. Não chorou quando a família de Celso Daniel pediu por escrito que se fizesse justiça no caso do assassinato sob encomenda do prefeito petista morto em Santo André. Enfim, o choro é livre.

"HADDAD É DIRCEU"
Agora sim a campanha pela prefeitura de São Paulo está pegando o nível que os políticos merecem. Na falta de coisa melhor para fazer, um ataca o outro. Nesta sexta-feira, antes da visita ao Catavento Cultural e Educacional, foi a vez de Zé Serra dar nos dedos de HaHaHaddad.

Ele disse que Zé Dirceu é o fundador no País do "esquema pega-ladrão" e que Fernando HaHaHaddad "é companheiro e camarada do político condenado por corrupção ativa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mensalão. E explicou com todas as letras: "José Dirceu quando atacado, ataca o outro. Esse é o esquema do pega-ladrão, que ele fundou no Brasil; ele bate carteira, sai correndo e grita: ''pega-ladrão, pega-ladrão".

E então acrescentou: "O Haddad apenas está seguindo as lições de Dirceu, de quem é companheiro e camarada e a quem defende e considera inocente". Aí arrematou: "Haddad está virando a cada dia um pouco mais do José Dirceu".
 
O JEITO DE SER
Zé Dirceu e Zé Genoíno vão cair fora do PT. É que o Estatuto do Partido dos Trabalhadores prevê a expulsão de filiados que tenham sido condenados “por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado.” Pelo menos é isto o que diz o artigo 231 da carta magna do PT. Pois, apenas por acaso, é neste artigo que estão enquadrados, dentre uma cardume de arraias miúdas, Zé Dirceu e Zé Genoíno condenados pelo Supremo Tribunal Federal. Grandes coisas. o PT já expulsou Delúbio Soares e o trouxe de volta. Agora, é só repeir o feito e estamos conversados. Em política sempre se há um jeito Lula de ser.

PEN/ÚLTIMA INSTÂNCIA
O Supremo Tribunal Federal é a última instância de julgamento no Brasil. A condenação e Dirceu, Genoíno, Delúbio e mensaleiros similares será sentença transitada em julgado. Dentro do PT, no entanto, o Estatuto é mais forte. Ele prevê, inclusive, a comunicação à Justiça Eleitoral dos condenados desfiliados. Isso implicaria em perda de mandato, para quem ainda o tenha. Mas PT é PT e o resto é o resto, em qualkquer estatuto sempre cabe uma emenda.

A VEZ DA AGU
Sabe a quem compete agora, depois do julgamento do Mensalão, a missão de processar os condenados e exigir a devolução da bufunfa às burras públicas? À Advocacia Geral da União. Basta que ela demonstre então a mesma independência que o STF mostrou com relação ao governo invisível de Lula e o oficial de Dilma Vana.

FALSOS
E então o Supremo Tribunal Federal demonstrou que Dirceu é como se fosse Genoíno: nenhum dos dois é legítimo.

IRRITAÇÃO
Irritada, Dilma Vana mandou fazer nesta quinta-feira uma reunião do presidente do PT, Rui Falcão, com o vice-presidente da República Michel Temer, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, e seus lideres no Senado e na Câmara, Renan Calheiros (AL) e Henrique Alves (RN). Dilma Vana subiu nas tamancas porque Falcão ignorou o seu pedido/ordem para o PT manter “neutralidade” no segundo turno em Natal, no Rio Grande do Norte. Dilma não quer problemas com Henrique Alves, provável presidente da Câmara dos Deputados. Eles se reuniram. Mas estavam mais irritados que Dilma Vana: Pô, era véspera de feriadão!

SÓ PENSA NAQUILO
Tá tudo acertado:Dilma Vana e Lula vão gravar depoimentos para candidatos do PMDB em vários municípios. Que Lula grave, tudo bem; é só um desempregado do Palácio do Planalto; mas Dilma Vana, está se desmentindo toda. Foi ela mesma quem disse que era "presidenta de todos os brasileiros; não tenho partido". E o pior é que desde que começou o segundo turno, ela não faz mais nada na Presidência da República. Só pensa naquilo.
 
14 de outubro de 2012
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário