"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 18 de agosto de 2012

DILMA PERDE POPULARIDADE EM CAPITAIS


A popularidade da presidente Dilma Rousseff continua altíssima (aqui, todas as avaliações), mas em capitais de Estado ela tem perdido pontos.
O Ibope vem pesquisando a taxa de popularidade presidencial junto com seus levantamentos sobre intenção de voto para prefeito. Em períodos variados, Dilma tem perdido terreno em grandes centros urbanos.
Em São Paulo, a aprovação ao governo Dilma caiu 10 pontos percentuais de maio até agora, no início de agosto.
No Rio e em Recife, a queda de Dilma foi de 6 pontos percentuais (em períodos distintos). Em Curitiba, a baixa foi de 14 pontos.
O que isso quer dizer? Ainda não dá para saber. Pode ser a economia crescendo pouco, o efeito das greves dos servidores públicos federais. Os institutos de pesquisa poderiam indagar mais a respeito em suas novas pesquisas.
Aqui, coluna de hoje (18.ago.2012) na Folha sobre o assunto: Dilma desacelera.

Abaixo, os dados das pesquisas Ibope em algumas capitais para as quais os dados sobre a popularidade de Dilma estão disponíveis:


18 de agosto de 2012
Fernando Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário