"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 18 de agosto de 2012

ESCÂNDALO NOS TRANSPORTES PESOU PARA CRIAÇÃO DO PACOTE DE CONCESSÕES

 

Sabe-se agora que o escândalo recente envolvendo o Ministério dos Transportes também pesou na decisão da presidente Dilma Rousseff em lançar o pacote de concessões para rodovias e ferrovias. No seu discurso nesta quarta-feira, Dilma só citou os argumentos econômicos para defender o pacote.

O discurso oficial do governo é de que em momento de crise financeira internacional é preciso buscar recursos para infraestrutura junto à iniciativa privada. Mas, segundo um auxiliar direto da presidente Dilma, que participou da elaboração do pacote, havia uma constatação no núcleo do governo de que a gestão no setor de transportes entrou em colapso.

Por isso, era preciso um novo modelo para voltar a investir em rodovias e ferrovias. Desde que a cúpula do Ministério dos Transportes caiu no ano passado, depois de denúncias de irregularidades, o Palácio do Planalto procurava uma solução para voltar a investir no setor. A avaliação interna é que ora modelo de concessões deve evitar desvio de recursos públicos.

18 de agosto de 2012
Gerson Camarotti

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