"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MANO MENEZES NO DIVÃ

Essa é uma crônica imaginária, fictícia, que poderia ser real.
 



Mano Menezes, um homem racional, autossuficiente, tem tido ansiedade, insônia, o que nunca havia ocorrido. Pressionado por familiares, procurou ajuda psicológica. Não sabia se ia a um psicanalista ou ao Analista de Bagé, personagem de Luís Fernando Veríssimo, incorporado por um cidadão da cidade.

Falam no sul que o Analista de Bagé, com sua técnica do joelhaço, dá melhores resultados. Como é um homem convencional, Mano procurou um psicanalista. Deitou-se no divã e sentiu-se ridículo. Quase foi embora.

Começou o diálogo.
- Fale tudo o que estiver em seu pensamento.

- Estou tenso, inseguro. Nunca fui assim. A responsabilidade de dirigir a seleção, em uma Copa e no Brasil, é absurda. As pessoas acham que o Brasil tem a obrigação de vencer. Se perder, serei massacrado, mais ainda do que foi Dunga. Falam ainda que convoco por outros interesses. Isso é uma ofensa. Sou um homem sério.

- Já pensou em desistir?

- Várias vezes, mas isso não vai acontecer. Sou um homem de luta. Estou tentando inovar, jogar com a bola no chão, trocar muitos passes, marcar por pressão, ter dois volantes que defendem e atacam, atuar sem centroavante fixo e sem um meia de ligação, único responsável por toda a criação de jogadas.
Quero Kaká, Oscar, Hulk e Neymar jogando de meias e de atacantes, e que todos deem passes e façam gols. Na primeira derrota, vão me criticar e pedir alguns jogadores. Muitos jornalistas gostam de fazer média com os torcedores e com os clubes, para aumentar a audiência.

- Por que não conversa com alguns treinadores? Percebo que você só dialoga com seu auxiliar, durante o jogo, e que ele concorda com tudo, sempre abanando a cabeça. Não morra agarrado às suas convicções.

- Tenho várias dúvidas. Não sei se uso a mesma estratégia ofensiva contra seleções mais fortes. Se escalar mais um marcador no meio-campo, no lugar de um dos quatro da frente, e o time perder, vão dizer que sou retranqueiro. Se não fizer isso, e o time perder, dirão que faltou um brucutu no meio-campo.

- Todos temos dúvidas. A vida é feita de escolhas, que podem estar certas ou erradas.

- Já li isso em algum livro de autoajuda. Mas o que mais me preocupa é a escolha de Felipão para assessor do Ministério do Esporte. Isso parece um recado para o Marín, presidente da CBF, que o técnico preferido do governo e do povo é Felipão.

- Hummm… Acabou o tempo. Quero que fale também de você, e não somente da seleção. Te espero na próxima semana.

- Nossos encontros têm de ficar em segredo. Se descobrirem, vão dizer que sou um homem fraco, depressivo.

15 de outubro de 2012
Tostão (O Tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário