"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

POR QUE TANTO ÓDIO A CUBA? E O VIETNÃ, A CHINA, A CORÉIA DO NORTE?

 


Não sendo petista ou comunista e nem tendo interesse em ser, sinto-me à vontade para me espantar com o ódio que muitos brasileiros nutrem por Cuba e quanto aos rumos que seus governantes adotaram. Por que não fazem a mesma campanha contra o Vietnã, a China e os outros de regime idêntico?

Há muito de irracional nessas críticas, parece-me mais um sentimento de linha editoral “vejista”. Ora, o país é deles, os problemas são deles, portanto, eles é que tem que resolvê-los! Como se fosse verdade que nós no Brasil estejamos querendo seguir o caminho cubano… Francamente!

A verdade é que eles são estrangulados, sim, pelo bloqueio americano, que também impede e retalia (por causa do uso do dólar) empresas de outras nacionalidades que negociem com Cuba. Portanto, a coisa para eles sempre foi muito, muito feia. E, quanto aos quesitos de mortes e opressão, ambos os sistemas, Capitalista e Comunista, estão empatados: são igualmente matadores e produtores de ditaduras. A História está aí, claríssima, a mostrar isso para quem se der ao trabalho de estudá-la.

19 de novembro de 2012
Reginaldo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário