"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 27 de novembro de 2012

VIOLÊNCIA NO RIO É TEMA DE DOCUMENTÁRIO DA HBO

article image
Pacificação não deu fim a violência da cidade (Reprodução/Internet)
Violência maquiada

Série que acompanha fotojornalistas mostra que existe uma discrepância entre a taxa de homicídios divulgada pelo estado e a realidade

A quarta e última temporada de Witness, série de documentários dos EUA que acompanha fotojornalistas de guerra, chegou ao fim esta semana. No último epísódio da série, o fotógrafo Eros Hoagland e sua equipe chegam ao Rio de Janeiro para cobrir a escalada da violência deflagrada por conflitos entre a polícia e o tráfico de drogas.
 
A ideia de visitar a cidade sede das Olimpíadas de 2016 surgiu muito antes da viagem e ganhou força com o início da pacificação da favelas. “Nós acreditávamos que os meios de comunicação de massa haviam falhado”, diz Hoagland.

O fotojornalista descobriu que as estatísticas de violência do Rio divulgadas internacionalmente eram falsas. "As estatísticas mostravam uma diminuição na taxa de homicídio.
De fato, isto é bom para uma cidade prestes a receber os dois maiores eventos do planeta. Porém, o que não estava claro era o aumento do número de pessoas desaparecidas. Alguma coisa não cheirava bem", disse Hoagland.

O documentário começa com Hoagland acompanhando policiais em confronto com membros de duas facções criminosas, no intuito de retomar o controle das favelas. Abaixo dois videos mostram um pouco da visita de Hoagland ao Rio de Janeiro.

Fontes: The New Yorker-“Witness: Rio”

27 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário