"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

2013 ENTRA TAL QUAL UM MIÚRA NA ARENA

Valei-nos Virgem da Macarena! Acuda que Nossa Senhora Aparecida anda esgotada!

Fiquei assustada ao ler que a posse do Genoíno é legal pois os eleitores que votaram nele têm o direito de vê-lo atuando em seu nome no Congresso! Ah! é?

Então os eleitores do Genoíno já sabiam que ele ia trafulhar e contavam com o futuro malfeito?

Gostam de saber que ele de dia vai legislar e à noite vai conferenciar com os colegas em, digamos, Tremembé?

Fica cada vez mais explicado porque estamos mal na foto. Quem faz as leis? Os representantes do povo. Escolhidos livremente pelo povo. Nós.

Olhem bem a trupe que ocupa os plenários em nossas casas legislativas... Cheguei a começar um parágrafo com a pergunta: Com que cara nossos representantes olham para seus filhos, netos, pais, mulheres, maridos, amantes e espelho?

Não seria uma pergunta boba? Seria. Porque eles olham e são olhados com a cara mais limpa do mundo e até com admiração. Primeiro porque ganham bem e o dinheiro passou a ser a régua que tudo mede. Segundo que aquilo agora é profissão. Vitalícia.

Vejam o caso aqui do Rio. Verão pode ser sinônimo de tragédia. Quais as providências de nossas autoridades para que nunca mais os horrores de 2011 se repetissem? Além da galocha que dona Dilma deu ao Pezão, alguma outra doação funcionou?

Quem estava ontem em Xerém, revoltado e agindo? O governador? Um senador ou deputado? O vereador da região? Eu só vi o Zeca Pagodinho que, podem apostar, ainda vai se aborrecer por ter agido conforme seu coração e caráter mandaram.

Mas não é justo falar só nos políticos. A Imprensa não anda lá muito lindinha... Vejam o caso da Carta Capital. Ficou indignada ao saber que a acusavam de algo que não fez. Muito justo! A revista não forjou documento algum. Apenas usou numa matéria um documento forjado!

É mais ou menos o que faz a linda senhora Cachoeira. Ela não é bicheira nem chefia bandoleiros. Ela só usa as joias, geladeiras, fogões e tudo o mais que o rico dinheirinho encachoeirado lhe oferece.

Das balas que matam porque os criminosos são os médicos, melhor não falar. Dói mais que ler...

E a Internet? Li em O Globo de hoje (artigo Nelson Motta) que Ferreira Gullar foi agredido num glob – aquilo é um glob – e já ia lá deixar meu comentário furiosa quando ao abrir a página inicial vi que era aquele glob que pessoas de bem não frequentam. Saí correndo.

Por isso é daqui de casa que envio meu abraço ao poeta. Nós dois somos da geração que ainda discordava da falta de educação e compostura, não é, poeta?

Lembra do Barreto Pinto? Deputado cassado porque, vaidoso e tolo, se deixou enganar e fotografar de casaca e cuecas?

Foto Jean Manzon, 1946, 'O Cruzeiro"

Bons tempos aqueles em que o Parlamento se ofendia com a falta de modos de um dos seus...
 
04 de janeiro de 2013
Maria Helena RR de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário