"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

HONRA

 

Spike Lee, cineasta negro, declarou o seguinte: “Meus ancestrais são escravos roubados da África. Eu os honrarei”. Beleza, ‘seu’ Spike.

Spike LeeSpike Lee

Honrar ancestrais é coisa que todo mundo deveria fazer, como fazem os japoneses, que levam comida para os ancestrais. Há até estudos que mostram que nós somos, nada mais, nada menos, que espelhos de nossos ancestrais.
 
Mas a declaração foi feita num festival de cinema, e ele se referia ao novo filme de Quentin Tarantino, cujo tema é a escravidão. Penso eu que a escravidão deveria ser um tema muito mais explorado, não varrido para baixo do tapete. A frase me pegou no contrapé, e peço licença aos leitores para responder, de público: VTNC, ‘seu’ Spike.
 
O senhor esqueceu-se de dizer, na sua declaração racista, que seus ancestrais foram capturados por outras tribos negras, que os venderam a traficantes de escravos.
Os brancos azedos não invadiram a África com exércitos para capturar escravos.
 
Eles estavam disponíveis, por causa dos hábitos milenares das outras tribos, como os muçulmanos, que tem o mesmo hábito. Quando invadiam países europeus, capturavam milhares de escravos. Então, não me venha de borzeguins ao leito, que o senhor perdeu uma oportunidade de ouro em ficar calado.

04 de janeiro de 2013
Magu

Nenhum comentário:

Postar um comentário