"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

LIVRE PENSAR É SÓ PENSAR (MILLÔR FERNANDES)

 





A América

 
Depois de, com falas e trejeitos graciosos, convencer a Santa Rainha Isabel (de Castela, y Navarra, y Guadalupe, y Granada), Colombo, cujo nome mais tarde serviria à fabricação das mais diversas marmeladas, partiu. Partir é morrer um pouco, mas Colombo não lia autores franceses e saiu em frente.
 
A única coisa que Colombo sabia muito bem era pôr ovos em pé. Isso ele fez várias vezes durante a viagem , a fim de legar à posteridade destituída de argumentos esse que diz: “Mas isso é o ovo de Colombo!”
 
Tendo aportado na América, verificou que aí não havia portos. E descobrindo algumas americanas, chamou-as, com sua santa ignorância, de índias.
Mas a pior pequena conseqüência de Colombo ter descoberto a América é, sem dúvida, um italianinho baixo, gordo, falante e trapalhão que nos telefona diariamente protestando admiração.
Não houvesse a América, ele continuaria em Roma.

Vão Gôgo, 1949

04 de janeiro de 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário