"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

VERGONHA, RAIVA OU NOJO

      

aroeira3Há 10 anos sob o comando de Lula e aliados, o Brasil acompanha a degradação da ética e da seriedade política. 

O retorno de Renan foi um ato revoltante porque se baseou unicamente na manutenção do poder. Não se levou em conta que ele havia renunciado para não perder o mandato.
 
Continuou senador e foi reeleito porque tem poder político.
 
As falcatruas continuaram envolvendo familiares e amigos com vários projetos, entre eles o da Minha Casa Minha Vida que, segundo informações comprovadas lhes renderam nada menos de 70 milhões. 
 
E nada foi levado em conta na sucessão do “incomum” Sarney.
 
Mas na política brasileira tudo é comercializado e tudo tem seu preço não importa quanto (em 2012 pagamos mais de um trilhão).
 
A câmara também festejou o novo presidente também envolvido em falcatruas e que contará com o apoio de três deputados condenados pelo STF por corrupção e outros crimes.
No discurso de posse colocou-se contra a autoridade judiciária maior garantindo que os corruptos condenados manterão seus mandatos já que a câmara é soberana. O que mais está faltando?
 
Para piorar a situação Dilma se pronunciou de maneira totalmente desastrosa colocando por terra qualquer pretensão de melhora da conduta ética na política brasileira. Ela classificou de vilipendiada a atividade política, exaltando os maus elementos.

Esperávamos dela atitudes diferentes, mas concluímos que ela se “juntou” aos maus costumes dessa gente. Temos receio de perder a confiança que tínhamos nela quando assumiu o poder. 

Não podemos continuar assistindo a tudo isso sem uma providência. Vamos esperar que um desastre igual ao da boate Kiss para tomar atitudes?
 
Agora, o lado bom: Lula, quando deputado classificou 300 colegas como picaretas. O presidente atual foi eleito com 271 votos (???).

07 de fevereiro de 2013
Plínio Zabeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário