"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 23 de abril de 2013

COSTA RICA CANCELA CONTRATO COM A OAS INTERMEDIADO POR LULA


Em 2011, foram só sorrisos entre Lula e Chinchilla. Em 2013, um escândalo cancela o contrato entre a OAS e o governo da Costa Rica.
 
A presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, anunciou na noite desta segunda-feira o cancelamento da concessão concedida à empresa brasileira OAS para construir uma estrada no noroeste do país. "Tomei a decisão de concluir esta questão", disse Chinchilla em discurso transmitido em rede nacional de televisão, acrescentando que o cancelamento foi por mútuo acordo. A medida acaba com semanas de tensão e protestos de grupos contrários ao projeto devido a seu elevado custo.
A companhia brasileira receberia um pedágio de oito dólares por veículo por um trajeto de 58 km em uma estrada que já existe e apenas seria repavimentada e modernizada.
Segundo a OAS, a obra exigiria US$ 524 milhões.
Chinchilla destacou que sua decisão "é baseada na responsabilidade de garantir a paz social do nosso país" e prometeu "seguir buscando opções para esta estrada". "Reconheço que no atual ambiente não é possível e nem conveniente um projeto que foi rejeitado por diferentes grupos (...). A maior parte da população não está de acordo", concluiu a presidente. (Site Terra)
O escândalo protagonizado pela OAS e Lula foi tão grande que a presidente do país teve que chamar cadeia nacional para cancelar o contrato que estava revoltando o povo costarriquenho. Se a moda pega...

Um comentário:

  1. Pela afinidade de posição, deixo neste blog meu comentário. Também não sou filiado a nenhum partido político, nem nunca dividi os seres humanos em, "De Direita" ou "De Esquerda". Divido as pessoas entre as boas e as más! Esse apedeuta, presunço, mentiroso, vadio e cara de pau do Lulla 51, só envergonha o brasileiro digno e honrado. Fico com minha alma fervendo de raiva ao ver o cinismo, o grau de marginalidade e malandragem do Lulla com seus petralhas. Os governos no mundo todo têm uma forte tendência para atitudes corruptas. Só a verdadeira democracia com uma Justiça independente e atuante é capaz de corriger esses desvios de conduta. Esta senhora presidente da Costa Rica não é nenhuma santinha, pois ela desde o início dessa negociação com certeza tinha conhecimento da malandragem. Foi a pressão de uma opinião pública contundente e de um Minsitério Público conhecedor de sua importância que malogrou as intenções da quadrilha. Quanto a essa empreiteira OAS, desde sua fundação, sempre participou de ações corruptas. Lembrem-se dos escândulos nos governos dos militares.

    ResponderExcluir