"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 23 de abril de 2013

O MUNDO DE OLHO NO BRASIL?

 

Em sua última coluna, em que trata das manobras da defesa dos condenados no Mensalão, Merval Pereira cita Joaquim Barbosa:
“O mundo está de olho no Brasil”, adverte o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, dizendo que esse nosso jeito de “não fazer as coisas fingindo que está fazendo” põe em risco nossa credibilidade como país.
O Presidente do STF está preocupado com as movimentações da defesa e sinais que são emanados de alguns juízes. Embora Joaquim Barbosa não seja um modelo de populista da tradição brasileira, mostra-se sempre bastante preocupado com a opinião pública.
 
Como intelectual de formação internacional, o Presidente do STF também aparenta estar preocupado com a imagem do país diante do mundo.
Um arranjo que livre os mensaleiros de punições maiores só será possível pelo fato de terem muito dinheiro e influência política ( sendo difícil dizer deles todos para quem o dinheiro gerou influência política ou a influência política gerou fortunas ).
Nem os mais ardorosos defensores ideológicos (risos) dos mensaleiros poderiam negar isso tudo.
 
Mas será mesmo que o mundo está de olho no Brasil por conta do julgamento do Mensalão? Com a palavra, os links abaixo que trazem APENAS a repercussão após as primeiras condenações de José Dirceu:
 
 
Fox News: Brazilian political heavyweight found guilty of corruption

BBC: Brazil Mensalao trial: Lula aide Jose Dirceu guilty

Blog do WSJ: Top Aide to Lula Convicted in Massive Brazilian Corruption Trial

Business Week: Brazil: Majority of top court convicts ex-top aide

 
 
 

Dia da condenação de José Dirceu
Dia da condenação de José Dirceu ( Reuters )
 
Radio Netherlands: Lula’s ex-chief of staff found guilty of corruption: Brazil judges

Global Post: Mensalão trial: 3 of Lula’s top aides convicted of corruption in Brazil
CBS News: Link 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tudo indica que uma grande reviravolta no Mensalão urdida em gabinetes sofisticados por gente poderosa e milionária tem chances mínimas. A se confirmar as prisões deveremos comemorar por saber que:
há sim limites de ação do poder político e econômico diante da Justiça; não teremos um novo sentimento de desencanto da população diante da impunidade dos “poderosos”; e por fim não veremos dezenas de jornalistas mundo afora tendo que explicar nossas bizarrices pró-réus.
 
23 de abril de 2013
reaçablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário