"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 6 de junho de 2013

JOAQUIM BARBOSA TEM RAZÃO

article image
Barbosa diz que Congresso é dominado pelo Poder Executivo e que Brasil tem partidos 'de mentirinha' (Reprodução/Internet)
 

Presidente do STF critica sistema político brasileiro e defende reforma do modelo eleitoral

     
Menos de 15% das leis apreciadas pelo Congresso Nacional foram propostas por deputados ou senadores. As contas foram apresentadas nesta segunda-feira, 19, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e revelam, segundo ele, a interferência do Executivo nas decisões do país.

"O Congresso é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. As lideranças (governistas) fazem com que a deliberação prioritária seja sobre matérias de interesse do Executivo. Poucas leis são de iniciativa dos próprios parlamentares", disse o ministro, durante uma palestra para alunos do curso de direito de uma faculdade de Brasília.

O presidente do STF também aproveitou para fazer críticas aos partidos políticos. "Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais. Eu diria que o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos", afirmou.

Segundo Barbosa, os políticos "querem o poder pelo poder". "Esta é uma das grandes deficiências, a razão pela qual o Congresso brasileiro se notabiliza pela sua ineficiência, pela sua incapacidade de deliberar".

Barbosa afirmou que distorções no modelo político brasileiro reforçam a necessidade de uma reforma institucional urgente. Para ele, as mudanças no processo político devem envolver, por exemplo, a substituição do voto obrigatório pelo voto facultativo e alterar o sistema de voto proporcional pelo sistema de voto distrital.

Para o ministro, essas mudanças fariam com que os parlamentares tivessem mais representatividade. "(O modelo atual) não contribui para que tenhamos representação clara e legítima. Passados dois anos ninguém mais sabe em quem votou", criticou. Teríamos que dividir o país em 513 distritos, onde cada cidadão votaria em quem conhece".

06 de junho de 2013
Fontes: Agência Brasil-Joaquim Barbosa critica sistema político brasileiro e defende reforma do modelo eleitoral
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário