"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 7 de julho de 2013

ANDERSON SILVA E A MULHER DE CÉSAR

Quem canta vantagem tem que garantir desempenho, caso contrário seu mundo desaba. Incrível a virulência dos comentários sobre a derrota de Anderson Silva para Chris Weidman porque o “Spider” teria “brincado” no ringue. E isso em todas as mídias: no Facebook, no Twitter, na grande mídia e na blogosfera.

Sem dúvida o velho ditado sobre a mulher de César continua sendo um ótimo conselho. 

 


Quero ver você me bater!


Quer ver? Então toma!


Quer mais um pouquinho?

Pô, o cara não gostou da brincadeira não, mano!
Mesmo sabendo que tudo aquilo não era brincadeira e sim uma técnica psicológica que objetiva a desconcentração e a desestabilização do adversário, porém, eu também “não perdoo” o Anderson Silva. 
Na minha opinião, seja qual for sua área de especialização, se ela inclui disputar algo contra algum adversário, é no seu desempenho que o profissional deve confiar, não na sabotagem do desempenho do outro através de técnicas emocionais ou de qualquer modo alheias à habilidade específica que está sendo medida.
Outros dirão: “na guerra só o que importa é o resultado, você tem que agir com todas as forças e usar todos os recursos disponíveis, ou será derrotado”. Sim, reconheço que em alguns tipos de conflito isso pode ser verdade, dependendo do adversário. Gandhi não teria vencido Hitler ou Stalin, simplesmente porque qualquer um dos dois o mataria assim que pusesse as mãos nele. Quando o adversário joga pela tática da aniquilação total, ignorar esse dado é suicídio. 
No caso de um assalto, estupro, invasão de residência, etc., igualmente: não vejo problema nenhum em olhar com cara de espanto para o lado de trás do agressor e arrancar a jugular dele com os dentes quando ele virar para ver o que haveria ali. Quando se luta pela sobrevivência contra um agressor injusto, não se pode condenar esse tipo de estratégia. 
Só que o Anderson Silva é um desportista profissional, e, se existe uma atividade que por excelência não deve usar o vocabulário da guerra, esta é o esporte competitivo. No esporte as regras são, ou deveriam ser, outras. Vencer não é o que importa. Vencer de modo honesto, justo e digno é o que importa. A ética e o cavalheirismo são a essência do esporte competitivo. Quando essa noção é desrespeitada, a reação costuma ser de indignação. E isso é justo, muito justo. 
 
Mas quem vai pro abraço sou eu!
O deboche, a provocação com intuito de desestabilizar psicologicamente o adversário, o beijo na pesagem e as mãos na cintura durante a luta não são ilícitos no tipo de esporte competitivo em que Anderson Silva se especializou, mas não são percebidos como fair play, não são algo que pareça a coisa certa a ser feita, não representam a ética que o esporte deveria representar – e por isso muita gente desabafou sua insatisfação contra o dez vezes campeão Anderson Silva. 
Isso é sinal de que não estava contente com o comportamento do campeão, que esperava uma postura melhor dele. É justo isso? Não muito, no sentido em que Anderson Silva sempre foi um excelente lutador, respeitador das regras dento e fora do ringue. Mas o episódio deixa bem claro que a estética tem muito a ver, sim, com a ética, como já sabia o próprio Júlio César, autor da máxima:à mulher de César não basta ser honesta, ela também deve parecer honesta“.
07 de julho de 2013
Arthur Golgo Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário