"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 7 de julho de 2013

CHEGOU A HORA DO PARLAMENTARISMO




Uma nova etapa do processo político foi inaugurada. Os jovens sinalizaram que querem mudanças em todos os níveis, principalmente em relação à corrupção ativa e passiva, que drena bilhões dos cofres públicos para o ralo das contas secretas nos paraísos fiscais, justamente o que falta para Educação e Saúde.

Se o movimento vai arrefecer, se vai parar, não importa, pois o primeiro passo foi dado. Não adianta mais mentir para a juventude, que eles não acreditarão. Uma grande marcha começa com o primeiro passo. Todos estão atônitos e perplexos com o povo nas ruas. Quem em sã consciência pode ser contra os ventos de mudança?

Creio que o sistema presidencialista esgotou-se completamente. É chegada a hora do regime parlamentarista, que não tem prazo fixo como o atual. Perdeu-se a confiança, o gabinete cai e imediatamente são convocadas novas eleições.
Os aprendizes de feiticeiros, como sempre caminham em direção contrária ao povo nas ruas, e agora propõem a coincidência de eleições para todos os níveis, uma forma de confundirem o eleitor e ao mesmo tempo proporcionar a prorrogação dos mandatos de prefeitos, vereadores ou de deputados federais e estaduais.

Alea jacta est, como dizia Cesar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário