"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 6 de julho de 2013

"DESCULPE O TRANSTORNO, ESTAMOS MUDANDO O BRASIL"



A democracia que queremos, não interessa a "velha guarda" por razões simples e óbvias.

Acomodada aos velhos casuísmos e mordomias, não seria possível acreditar que elegessem padrões éticos incompatíveis com os seus privilégios, e menos ainda que promovessem uma verdadeira reforma política e de costumes.

A democracia que queremos ficou muito bem expressa nos recentes acontecimentos, e se definiram com muita simplicidade, e algumas com muito humor: Reforma política, fiscal e tributária. Simples assim e não será qualquer demonstração de "virtude" promovê-las, mas simples ato de decência e vergonha na cara.

Há momentos em que um mínimo de sensibilidade política e inteligência são necessárias, antecipando-se à vergonhosa exposição do país nas manchetes dos jornais mundo afora, retratando a indecência da vida pública brasileira e abrindo a vida institucional aos mexericos e escárnios internacionais.

Queremos uma democracia melhor. Os partidos políticos que habitam o Congresso, são grupelhos fechados, com suas tratativas privadas, velhacarias e ardis, venalidades e conluios espúrios, distantes dos seus compromissos palanqueiros, interessados apenas nos resultados das urnas.

Passado o temporal eleitoral, votos contados, vamos cuidar dos nossos "interesses", procurar a chave do cofre, e pernas pro ar que ninguém é de ferro... Um autêntico concubinato com a pobre República, amante fiel e sempre disponível...

A democracia deve cumprir o seu papel, ouvindo o que a nação está dizendo na ágora. E isto não é virtude, apenas obrigação e comprometimento com o voto recebido.

Quebrar a cara do cinismo, acabando com o voto secreto, com a reeleição (fim da sinecura), com o fim do carnaval de mordomias e nepotismo - uma vergonha nacional! A saúde pública, um desastre! Mas eles usufruem da segurança do Sírio Libanês... E o povo do SUS, quando é o primeiro da fila...

Afinal, que democracia é esta? A democracia deles?
A Reforma política com propósitos realmente saneadores, acabando de vez com a corrupção, com o loteamento de Ministérios e Estatais, redução drástica da máquina administrativa - os EUA governam o mundo com 15 Ministérios - esta é a exigência para se ter alguma democracia no Brasil.

Não venham com brioches para um povo que já está cansado de ser enganado. Queremos o pão democrático... Queremos um debate sério sobre o uso dos escorchantes impostos, que nunca são aplicados em políticas públicas... Saúde, saneamento, educação, segurança pública, moradias dignas, desenvolvimento e trabalho, para que não sobrevivamos com esmolas de míseras bolsas-famílias e outras bolsas-empulhativas...

A democracia não pede favores ao Estado, espera apenas que ele cumpra o seu dever.

O que assistimos na grita da rua, foi apenas o repúdio aos desvirtuamento das instituições, corrompidas pelo conúbio do público com o privado.

Deve-se determinar uma agenda imediata que pode ser:

a) diminuição do número de ministérios, secretarias e empresas estatais,

b) nomeação de técnicos para diretores dessas empresas,

c) dotação de meios para a Justiça e o Ministério Público Eleitoral fiscalizarem e reprimirem o uso de caixa 2 nas campanhas,

e) proibição de fornecedoras e prestadoras de serviço ao governo contribuírem para campanhas eleitorais,

f) assegurar verbas fixas para emendas parlamentares sem troca de voto por liberação de meios.

Quebram-se fontes da corrupção e pode vir a seriedade.

Muito à propósito, aquele cartaz no meio da passeata:

"DESCULPE O TRANSTORNO, ESTAMOS MUDANDO O BRASIL".

06 de julho de 2013
m.americo

Um comentário:

  1. SEM PLEBISCITO, SEM COMPLICAÇÕES, SEM MUDANÇAS DRÁSTICAS ISSO SIM, JÁ SERIA UM BOM COMEÇO!

    MAS TAMBÉM, QUANDO FOI QUE JÁ TIVEMOS UM BOM COMEÇO?

    ISSO NÃO SÃO COISAS PARA BRAZUCA FAZER, POIS BRAZUCA GOSTA DE COMPLICAR QUE É PRA ENGANAR OUTRO BRAZUCA COM MAIS FACILIDADE,

    É UM ABSURDO, DEPOIS DE TODAS ESSAS MANIFESTAÇÕES, AS MESMAS SEREM PARALIZADAS E ESTARMOS DISCUTINDO O PLEBISCITO SIM OU NÃO!

    TÁ NA CARA QUE FOI MISSA ENCOMENDADA!

    E ASSIM VAMOS NINGUÉM NO MUNDO SABE AINDA PRA ONDE.

    ResponderExcluir