"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 18 de julho de 2013

EUA TEM CONDIÇÕES DE ESPIONAR 99% DAS COMUNICAÇÕES NA AMÉRICA LATINA


                
De acordo com novas revelações feitas pelo ex-agente norte-americano Edward Snowden ao site WikiLeaks, a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos tem condições de espionar quase 99% das comunicações na América Latina.

De acordo com o WikiLleaks, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) viola os direitos internacionais, ao desconhecer a soberania dos países da América Latina. 

O escândalo surgiu em 6 de junho, depois do ex-técnico da NSA ter denunciado vários segredos que revelam um projeto de vigilância dos EUA, com os serviços de inteligência americanos obtendo acesso a comunicações privadas mantidas em Facebook, Google, Skype e outros serviços online em toda a América Latina, com destaque para o Brasil.

As revelações de Snowden à organização fundada por Julian Assange também denunciam que o governo dos EUA tem enviados pedidos à Venezuela, Bolívia, Islândia, Hong Kong e Irlanda para que entreguem o ex-técnico da NSA a Washington.

O ex-agente Snowden, que atualmente se encontra confinado à área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, solicitou um pedido de asilo temporário à Rússia, para depois viajar legalmente para a América Latina, onde Bolívia, Nicarágua, Uruguai e Venezuela oferecem-lhe asilo.

Como a situação está se prolongando, o advogado de Snowden, o russo Anatoly Kucherena, declarou nesta quarta-feira (17) que seu cliente poderia pedir a cidadania russa.

Do site WikiLeaks
(Tradução de Valter Xéu, site Pátria Latina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário