"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 10 de julho de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Troca de Mantega por Meirelles, novas passeatas e brigas com PMDB pautaram secreto papo Lula-Dilma
 
Pouco importa o que Luiz Inácio Lula da Silva e sua Presidenta Dilma Rousseff discutiram, ontem à noite, em reuniãozinha secreta, em Brasília. O fato objetivo é que Lula – ainda em delicado tratamento pós-câncer – tem se sentido abatido e cada vez mais nervoso com os rumos de desgaste do governo, na economia e, sobretudo, na péssima condução política. O papo entre criador e criatura foi tenso – como uma daquelas brigas caseiras, tipo baixaria, de pai irado com a filha rebelde.
Objetivamente, três assuntos tiram o sono de Lula. Primeiro, o risco de explodirem revelações comprometedoras contra ele, como refugo da tal “espionagem” norte-americana. Segundo, Lula teme que a nova onda das passeatas provoque ainda mais desgaste à imagem de Dilma, inviabilizando sua reeleição. Terceiro, Lula só aceita tirar Guido Mantega do Ministério da Fazenda para colocar Henrique Meirelles - mas o homem-forte da Friboi (qual deles mesmo?) só aceita o cargo se tiver carta branca para agir, sem Dilma interferir, no que ela reluta.
Por fim, Lula se preocupa com a falta de jogo de cintura de Dilma para evitar a guerra entre PMDB e PT – que pode melar todo o projeto de perpetuação no poder. Como o líder peemedebista Eduardo Cunha é hoje um fator de desestabilização da relação entre os partidos, os petistas partem para a suicida articulação com demais aliados para tentar neutralizar o PMDB. Como vai ser difícil tal façanha dar certo, o governo deve se preparar para novas e “surpreendentes” derrotas no Congresso.
Sempre seguro de si, o fato novo é que Lula nunca esteve com tanto medo como agora. E a reação ao temor pode levá-lo a tomar decisões erradas e precipitadas – como a de voltar a disputar o Palácio do Planalto, sem condições ideais de saúde, carente de voz para longos discursos e com a imagem bem distante dos 83% de popularidade de quando deixou (?) o governo.
Dane-se o avião Venezuelano?
A Inteligência Militar já avalia se é mesmo verdadeira a informação que circula no Facebook sobre o desembarque de venezuelanos segunda-feira à noite, no Mato Grosso do Sul.
Eis o relato resumido que rola pelas redes sociais:
“Ao fazer conexão no aeroporto de Campo Grande por volta das 20 horas , me deparei com esse mostrengo da força aérea Venezuela em pleno aeroporto brasileiro descarregando muita bagagem, até ai tudo bem, entrei no saguão pra pegar o voo pra SP e me deparo com mais de 200 venezuelanos com caras de terrorista acompanhados de uns 6 soldados fardados".
“Pois bem, de repente de minha janela observo estes que aparentavam mais alta patente e maldade saindo por uma porta especial , e se dirigindo pra o seu avião venezuelano , achei muito estranho e uma aeromoça me disse que outros mais haviam partido em outro voo pra local desconhecido".
“Essa foi a ultima foto , eles chegando no avião cargueiro , agora pra onde foram eles e pra onde foram os outros nos voos domésticos e por quê?
Obama sabe tudo
E cabe a perguntinha idiota: Será que o consultor José Dirceu de Oliveira e Silva saiu no prejuízo com os serviços que prestou ao bilionário (agora em dificuldades bilionárias) Eike Batista?
Comunismo superior
A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Minas Gerais, teve a coragem estulta de criar um programa de extensão chamado "Centro de Difusão do Comunismo".
E o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) faz pior bancando a verbinha pública para custear os 20 bolsistas do cursinho - que tem outros 10 voluntários.
Quem quiser estudar no CDC, premiado como melhor projeto de extensão pela pró-reitoria de extensão da Ufop, em 2012, basta acessar o endereço eletrônico www.cdc.ufop.br
Esclarecendo o rugido
O professor aposentado Alvaro Falcão, leitor atento deste Alerta Total, pede uma correção.
A comédia estrelada pelo notável ator Peter Sellers "The Mouse that Roared" não é um filme norte-americano, mas sim do Reino Unido.
O reparo urgente é necessário para que nosso redator não faça mais besteiras que os petistas e acabe condenado ao trono do Palhaço do Planalto...
Cabralzinho apanhando
A jornalista Ana Amélia Mello Franco detona, no Youtube, o governador Sérgio Cabral.
Ela se diz até testemunha de contas no exterior que Cabral teria...
Pelo andar da carruagem, a casa do Cabralzinho está caindo mesmo...
Briga dos juízes trabalhistas
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) divulga nota pública na qual alerta para as PECs nºs 53/2011 e 505/2013 2011, que preveem a exclusão da pena de aposentadoria compulsória para magistrados:
"A perda do cargo de magistrado como preconizada pelas propostas significaria a relativização da vitaliciedade e, por consequência, de uma garantia fundamental dos cidadãos brasileiros".
As propostas tramitam, respectivamente, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.
Salvando o cão Guerreiro
Na contramão dos nossos políticos ladrões e desumanos, um belo vídeo da Renata Brito, contando como salvou a vida de um cãozinho chamado guerreiro:

Quem perde apanha mais...

 
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

10 de julho de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário