"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

TACANHA É O CACETE

 

 
Moçada, vamos entender uma coisa: quem abre uma empresa quer que ela dê lucro.  Aí arrisca o que tem, dá a cara a tapa e enfrenta um monte de parasitas enquistados e vagabundeando, parasitas do sangue e suor de quem trabalha. 
 
Querem um exemplo simples?  Tomem o taxista.  Ele é um empresário e o táxi sua empresa. Os agentes dos esquemas de corrupção que o acharcam são os típicos representantes do vampirismo burocrático, cáftens que usam leis confusas, contraditórias ou seu desconhecimento pela maioria, para oprimir quem trabalha para ganhar o pão de cada dia.
 
Sou um pequeno empresário, acho.  Na verdade, o nome deveria ser empreendedor.  Não mamo nas tetas do governo, não tenho sinecuras.  Não exploro ninguém, não passo ninguém para trás.
 
Paguei por minha aposentadoria até por 15 salários e recebo pouco menos do que dois.  Fui tungado. Ou será que não?  Quem tungou?  Os empresários ou a burocracia parasitária que tem o dela garantido no final do mês?
 
Faço livros.  Trabalho 16 ou mais horas por dia. 
Estudo, ralo como um condenado, não tiro férias. Porque gosto, porque quero.  Eu produzo.  E da melhor forma que posso.
 
Tacanha é o cacete. Elite é o cacete. Essas generalizações são ofensivas. 
 
Para ser mais explícito, Eike não é empresário.  É comensal do botim da sacanagem.  Não arriscou.  Fez escambo com o poder, igualzinho ao bill gates tupiniquim, o génio das finanças, filhinho do apedeuta, cidadão a quem a mamãe deu dupla nacionalidade que tivesse futuro na vida.
 
As pequenas e médias empresas têm sido o fulcro de progresso.  E isto até na China. Elite não é palavrão.  Empresário não é palavrão. Parasita é. 
 
Gente que não produz é.  Gente que vive às custas do suor alheio é.  Pior do que a mais valia na produção é a mais valia da vagabundagem burocrática.  Não me venham com esse papo de tacanha.
 
Vivo às custas do meu trabalho.  Não cafetizo ninguém, muito menos o povo! Por isto me doí.  Não porque tenha vestido carapuça, mas porque me irrita a hipocrisia essa atitude grosseira de generalizar por baixo.
 
Lembro do sujeito do Rio Grande do Sul que educava gente em sua empresa e foi multado por isto.  O burocrata parasita achacando quem trabalha, quem realiza.
 
Por isto, não me venham com esse palavrório babaca. 
 
Tacanha é o cacete.

16 de agosto de 2013 João Guilherme C. Ribeiro é Empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário