"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 15 de julho de 2013

ESQUERDA USA SNOWDEN PARA VOLTAR ÀS RUAS. UM NOVO BATTISTI NO BRASIL?


Depois do assassino italiano Cesare Battisti, asilado no Brasil, agora a esquerda quer trazer para o país o delator americano Edward Snowden.
 
Organizações de defesa dos direitos humanos no Brasil e movimentos de juventude de partidos planejam para a próxima quinta-feira (18) um dia de mobilizações em defesa da segurança e da liberdade do norte-americano Edward Snowden, que revelou a existência de programas secretos de vigilância do governo dos Estados Unidos. Batizado de “Dia do Snowden”, a mobilização promoverá atos públicos na sede do Itamaraty, em Brasília, no escritório da Presidência da República, em São Paulo, e em consulados dos EUA, além de ações em redes sociais. O objetivo é convencer o governo brasileiro a se engajar em campanha para garantir que o ex-técnico da CIA viaje em segurança até um dos países que ofereceram asilo, como Venezuela, Bolívia e Nicarágua.
 
- O Brasil tem um papel importante para garantir que Snowden obtenha um salvo-conduto para voar em espaço aéreo europeu e chegar à América Latina, por motivos democráticos e humanitários. Será vergonhoso um país que sempre teve discurso diplomático de que é independente e soberano não apoiar Snowden. É uma pessoa que mostrou, como noticiou O GLOBO, que a espionagem contra brasileiros é extensa - disse o estudante de ciência da computação Tiago Madeira, de 23 anos, um dos integrantes do Juntos!, movimento de juventude do PSOL que está convocando a mobilização.

Um dos principais protagonistas dos atos pela redução da tarifa de transportes em São Paulo durante o mês de junho, ao lado do Movimento Passe Livre (MPL), o Juntos! realizou neste domingo assembleia geral com filiados de 16 estados, onde foi definida a estratégia de atuação pró-Snowden. Os jovens acreditam que o Brasil deveria ser um dos países a oferecer asilo ao norte-americano. Mas aponta como pauta principal do movimento a pressão para que pelo menos o país ajude o ex-técnico a viajar em segurança aos países que aceitaram recebê-lo.
 
Além de ONGs em defesa de direitos humanos, o grupo espera mobilizar em torno da causa organizações como o Wilkileaks e entidades de defesa do software livre. - É uma causa que une em torno do mesmo objetivo pessoas de diferentes áreas de atuação. O “Dia do Snowden” é para que as pessoas possam expressar sua indignação e fazer o que estiver ao seu alcance para que o governo brasileiro se posicione a favor dele - diz Madeira.
 
(O Globo)
 
15 de julho de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário