"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 25 de fevereiro de 2012

A MÍDIA ESTÁ ENTREGUE ÀS GRANDES CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS

Para constatar essa realidade, basta folhear as páginas dos jornais e anotar os anunciantes, que na minha época era chamada de “reclame”. Nenhum jornal consegue sobreviver apenas da venda nas bancas ou das assinaturas. Isso vale para as revistas semanais.

Então, se a mídia é bancada pelo sistema capitalista financeiro/comercial mundial, não se pode conceber razoavelmente que trabalhe a informação contra o financiador.

O importante é a leitura do que realmente interessa para o país. Por exemplo, a leitura dos jornalões é crucial para entender o que pensam aqueles que mandam realmente nos países.

Entretanto, há uma porta de saída para informação de qualidade e por enquanto de graça, que são as redes sociais. O Blog da Tribuna é uma grande e democrática saída.

O grande perigo é que o sistema já identificou o alcance perigoso das redes sociais, principalmente na eclosão da Primavera Árabe. A Inglaterra saiu na frente censurando seus cidadãos na rede. Os Estados Unidos tentaram e, diante dos protestos, recuaram, contudo voltarão à carga quando a situação ficar melhor. O site do Wikileakes foi calado na sua raiz econômica.

Nos regimes autoritários não é diferente, até é muito pior. Não há nenhuma liberdade muito menos a de imprensa.

Muitos donos de jornais faziam inclusive autocensura para agradar o ancien regime.

Agora uma pergunta que não quer calar: Existe alguma saída que agrade a todos? Evidente que não. As relações humanas são pontuadas por interesses e sempre envolvendo dinheiro e poder.

Alea jacta est.

25 de fevereiro de 2012
Roberto Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário