"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 25 de fevereiro de 2012

CORREA PEDE QUE LATINO-AMERICANOS SE REBELEM CONTRA IMPRENSA



O presidente equatoriano, Rafael Correa, pediu neste sábado que os povos latino-americanos se "rebelem" contra a "ditadura" que na sua opinião é exercida pelos meios de comunicação.

O líder fez a declaração após a elaboração de medidas cautelares da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em favor de três diretores e um ex-editor do jornal El Universo, condenados a prisão e a pagar uma indenização milionária para Correa, que os acusa de injúria.

O presidente disse ainda que na segunda-feira apresentará ao povo equatoriano uma carta na qual expressará sua posição em relação ao caso El Universo, o que pode incluir um pedido de anulação da sentença da CIDH.

Em fevereiro do ano passado, o então editor de Opinião do jornal, Emilio Palacio, publicou uma coluna na qual afirmava que Correa ordenou que o exército disparasse contra um hospital onde estavam civis, durante uma revolta policial ocorrida em 30 de setembro de 2010. Na ocasião, Correa permaneceu recluso neste hospital, de onde foi resgatado após uma operação militar.

Dois tribunais do país condenaram Palacio e três diretores do jornal, César, Carlos e Nicolás Pérez, a três anos de prisão e a pagar US$ 40 milhões para Correa.
Em 16 de fevereiro, um recurso dos acusados foi negado na Corte Nacional de Justiça do Equador. Três dias depois, a CIDH solicitou que o país suspendesse a condenação.
Correa disse que a medida "envergonharia um estudante medíocre de primeiro ano de Direito".

"Qual é a mensagem, ou você abaixa a cabeça ou te insultamos mais. Qualquer pessoa decente que leia esse artigo se dará conta da classe de jornalistas e da imprensa que enfrentamos no país", afirmou o líder.
"Jamais agacharemos a cabeça e os venceremos, como estamos vencendo no Equador", disse Correa.

25 de fevereiro de 2012
Postado por Pedro Bougleux

Nenhum comentário:

Postar um comentário