"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 25 de fevereiro de 2012

PALESTINOS? QUEM SE IMPORTA!

Por quase um século, tem sido considerado um fato indiscutível de que: O "pai de todos os conflitos" no Oriente Médio é o conflito árabe-israelense. Se ele pudesse ser resolvido, pensei que o mundo vai testemunhar a descida de uma tranquilidade cósmica sobre toda a região. Ele escreveu uma série de "pesquisa" sobre o conflito, inflando-o em uma bolha que ameaça explodir.
Foi quando veio o convite "primavera árabe" e a triste verdade foi revelada: O conflito israelo-palestiniano é marginal em comparação com conflitos reais na região, e sua influência real é limitada. Na verdade, foi apenas uma disputa imaginária baseada na auto-interessados ​​razões.

Ao longo dos anos, os governantes árabes, conscientes de que os problemas étnicos, religiosos, tribais e regionais em seus próprios países eram terríveis e intratáveis ​​- e nenhum outro é o motivo para a matança terrível na Síria - sempre servido para desviar a atenção em direção a Israel. Assim, as massas árabes ignoraram sua aflição real, em vez disso, o incitamento contra Israel sempre ocupou o centro das suas preocupações.

O Estado judeu prevista pelo mundo árabe que Israel com o qual não estava familiarizado árabe, tornou-se involuntariamente em uma maneira oportuna para lavar os pecados do Oriente Médio. Muitas pessoas tiveram de trabalhar e ganhou prestígio deste conflito benéfico para eles tornou-se uma carreira.

Por que deveria revelar ao mundo o ódio terrível de Saddam Hussein entre sunitas e xiitas no Iraque? Por que expor seu sangrento governo Alawite Assad na Síria? Por que os egípcios compartilhar o sofrimento terrível económica que enfrenta seu país? Por que Gaddafi deve revelar a divisão complicado tribal do seu estado? E por que o Líbano deve expor seu mix confuso de etnias e religiões? É sempre melhor para esconder a roupa suja e colocar o foco em Israel: Condénenlo, critíquenlo e denígrenlo.

E assim o conflito entre Israel e os árabes tornou-se um ambiente operacional eficiente para os líderes da região têm sido dadas sobre a legitimidade que eles têm contra seu próprio povo e do mundo. Enquanto eles poderiam falar sobre a brutalidade de Israel, ninguém iria cuidar de sua própria brutalidade. Eles imaginaram uma frágil Israel, caindo aos pedaços, mas eles estavam convencidos de estar sentado-se sobre uma base firme. A verdade era o contrário, claro.

Mas então veio a "primavera árabe". Para a primeira vez, a opinião pública árabe encontrou uma maneira de se expressar, e de repente, parecia que Israel estava longe e não tem muita relevância. Além disso, o que tinha que fazer, afinal, o verdadeiro Israel sofrimento árabe? Os árabes percebem que seus líderes tirânicos estavam ocupados enganar de várias maneiras atraentes ao apelo de uma imaginação Israel.

Se, por exemplo, o estabelecimento de um Estado palestino, Assad vai estar disposto a abraçar os seus adversários internos? Ahmadinejad vai se reconciliar com seus inimigos? Faça milícias líbias prepare-se para perdoar e esquecer? ¿Iêmen vai se recuperar até mesmo uma pitada de estabilidade? E depois de tudo, o que fazer com o outro?

Hezbollah usou uma lógica semelhante. A organização conseguiu ganhar a sua glória efêmera durante a guerra travada contra o IDF no Líbano. No entanto, uma vez que o conflito terminou, o grupo perdeu a sua legitimidade no mundo árabe. Hezbollah ficaria feliz em reviver seu conflito com Israel, mas está ciente de que o Estado judeu é poderoso e tem os meios necessários para destruir a organização neste momento.

O primeiro a perceber que seus recursos foram esgotados completamente eram os palestinos. A decisão de Abbas para abordar a Organização das Nações Unidas em setembro passado foi uma manobra desesperada. Ele sabia que os eventos não estavam jogando a seu favor. Afinal, se você finalmente começaram a abordar os problemas reais da região, a frente palestina não é mais necessário.

Quem realmente se importa se Abbas se reúne Khaled Mashal ou não o Hamas? Alguém realmente afetar? Quando todo o Oriente Médio queimaduras, a questão palestina é retirado da agenda. Essa é a razão pela qual as redes de notícias internacionais, como CNN ou France2 agora decidir deixar Israel ou fechar seus escritórios no país. Conflito israelo não era mais uma notícia atual: o foco agora mudou para Damasco, Cairo e Trípoli.

Mesmo que o conflito israelense-palestino será retomado no futuro, seria apenas um entre muitos países desenvolvidos no Oriente Médio que já não "pai de todos os conflitos", como foi considerado no passado.

Israel, que antes era visto como um demônio, está se recuperando suas dimensões naturais da região: um país pequeno, não o mais influente, mas com um maior grau de legitimidade e de integração na área no passado.

Fonte: Yediot Aharonot - 19.2.12
-
Gabriel BORENSZTEJN
25 de fevereiro de 2012
Postado por Pedro Bougleux

Nenhum comentário:

Postar um comentário