"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 26 de abril de 2012

MÉLENCHON DIZ QUE OS FRANCESES PARECEM DECIDIDOS A VIRAR A PÁGINA DOS "ANOS SARKOZY"

O comentarista Sergio Caldieri nos envia o importante discurso de Jean-Luc Mélenchon, cujo apoio ao socialista François Hollande é fundamental para decidir a eleição presidencial na França.

###

AS CHAVES DO FUTURO

Temos em mãos as chaves do futuro. A primeira lição, já bem clara, é que os franceses parecem decididos a virar a página dos “anos Sarkozy”. O total de votos das direitas, em todos os seus diferentes grupos, diminuiu, em relação a 2007.

De muito grave, sim, é que a extrema-direita aparece com grande número de votos: fizemos muito bem, portanto, em concentrar nossa campanha na análise e na crítica radical das propostas da extrema-direita. Acertamos. E se não tivéssemos acertado, o mais provável é que os resultados fossem ainda mais alarmantes. Porque, sim: o resultado é alarmante.

É hora de dizer o quanto nos sentimos sós, em vários momentos, nessa campanha: de um lado, um nos imitava; de outro, o outro nos ignorava. A verdade é que fizemos, nós sozinhos, a parte mais difícil da luta. Vergonha para os que preferiram atirar contra nós, e não nos ajudaram.
Lembrem, para sempre, os nomes dos que fugiram da luta real ou, pior, os que preferiram repetir argumentos anticomunistas de extrema-direita, contra nós.
Hoje, somos nós, a Frente de Esquerda, que temos em mãos a chave do resultado final dessas eleições.

São vocês, portanto – não eu, é claro – que têm em mãos essa decisão, porque, de verdade, podemos ser a força política nova, que abriu caminho e nasceu nessas eleições. E somos nós, portanto, que temos as chaves dessa eleição.

Convoco todos a assumirem, de plena consciência, essa responsabilidade, sem dar ouvidos aos comentários, às ‘análises’, às opiniões impressionistas, aos joguinhos de previsões, aos quais recomendo que ninguém se renda.

O que digo agora, e bem claramente, é que, em plena consciência, nada há, absolutamente, que nós possamos negociar. Nosso compromisso não precisa da autorização de ninguém, nem de adulação, para desdobrar-se com plena energia.
Convoco todos a mobilizar-se nos encontros já marcados. Dia 1º de maio, nos nossos sindicatos, com os trabalhadores em suas lutas, que é o nosso campo, nossa família política: o mundo do trabalho e suas reivindicações.

Convoco todos para que nos reunamos dia 6 de maio – e sem nada pedir em troca de nosso voto – para derrotar Sarkozy!
Convoco todos a não arredarem pé, a não cederem um palmo de terreno, convoco todos a se mobilizarem, como se fosse para me eleger à presidência.
E nada peçam em troca do voto de vocês. Votem contra Sarkozy, em ato de plena consciência. Por quê? Porque a nossa luta não é luta nacional, que só se dispute na França, nesse momento.
Trata-se, nessas eleições, de virar a mesa, de inverter a tendência que, em toda a Europa mantém todos os povos sob o jugo do eixo Sarkozy-Merkel. Esse eixo tem de ser quebrado aqui, na França. E vamos quebrá-lo.

Quando o tivermos quebrado, ficará então bem claro, sem bravatas, que nós, doravante, tomaremos as decisões. Nós, a nossa frente de esquerda, em toda a França e em toda a Europa. Cabe-nos agora corresponder ao poder que conquistamos pela nossa união.
Continuemos a andar tranquilamente, pelo nosso caminho. Inelutavelmente, a história caminha ao nosso encontro e nós ao encontro dela. Inevitavelmente, as ideias e soluções que nós defendemos – sobretudo a ideia da redistribuição da riqueza, não há dúvida de que ela estará na ordem do dia, nos choques que se anunciam.

Seja quem for o próximo presidente da França, o sistema financeiro, desde sempre e já, prepara-se para amordaçar o povo francês. Então, trata-se de se curvar ou de resistir. E, para resistir, a França só conta com uma força, a nossa!

Tenham no coração, o sentimento do trabalho bem feito. Não esqueçam jamais as imagens da força da união de vocês todos. Não se deixem dividir, dispersar. Dessa vez, nos fizemos ouvir e chegamos no pelotão da frente. Da próxima, será a vez de chegar ao poder, pelas urnas e pelas vias democráticas.
Viva a República! Viva a classe operária! Viva a França!

26 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário