"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 26 de abril de 2012

NUNCA Á DEMAIS FALAR SOBRE A DEMOCRACIA


Jamais acreditei em qualquer outro regime político que não fosse a democracia, não simplesmente o significado que dão os dois radicais gregos, (démos) povo e (cràtos) poder, ou seja o poder do povo, mas das quatro liberdades essenciais indispensáveis à felicidade dos indivíduos: amar a Deus como nos aprouver, religiosa; pensar e exprimir livremente o pensamento: intelectual; não morrer de fome, econômica e não ter medo, política. Em 1964 eu estava no Palácio Guanabara (Estado da Guanabara), fazendo a revolução que impediria e implantação iminente de uma ditadura. A coisa não deu certo, mas não deixei de ser democrata. Leia


Atualmente é dito que no Brasil se vive um estado democrático, mas não é bem assim, pois neste são indispensáveis duas coisas: liberdade e responsabilidade: Só é livre quem é responsável; e só pode ser responsabilizado pelo que faz ou deixa de fazer quem é livre de escolher suas ações e omissões.

A impunidade que reina no país lhe rouba a democracia.
Por esses motivos, é muito oportuno um artigo de Marcos Pestana, “Democracia, política e ética” (24/4/2012). Vejamos:

“Winston Churchill disse certa vez que “a democracia é o pior sistema de governo existente, excluídos todos os demais experimentados”.
Fora da liberdade não há salvação. A democracia reflete as contradições, as virtudes e os pecados presentes na sociedade.
Para o campo das decisões políticas convergem todos os interesses, legítimos ou não. A democracia é processo, é experimentação e aprendizado, tentativa e erro, crise e correção de rumos.
Democracia é liberdade individual, de organização, de opinião e de imprensa. Democracia é cidadania. Democracia é o império da Constituição e das leis democráticas. Democracia é participação, controle social. Democracia é equilíbrio entre os Poderes. Democracia é transparência, impessoalidade, espírito republicano.

A substância, consistência e efetividade da vida democrática dependem fundamentalmente da força e da credibilidade de suas instituições. Não há democracia sem partidos, eleições, voto, casas parlamentares, representação. Embora experiências de democracia participativa sejam importantes, é impossível substituir a democracia representativa.

No Brasil, as pesquisas indicam uma imagem institucional muito negativa dos partidos políticos e do Congresso Nacional. O sistema eleitoral não cria vínculos sólidos, enfraquece os partidos como polos organizadores, gera campanhas milionárias e cria um ambiente propício para a corrupção”.

Giulio Sanmartini
26 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário