"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 22 de maio de 2012

ECONOMIA BRASILEIRA ENFRENTA SOLAVANCOS, MAS PLANALTO INSISTE EM ESCONDER A VERDADE



Falta encaixe – Nos últimos dias, o governo federal tem vivido sob a polêmica que recobre a Comissão Nacional da Verdade, apenas e tão somente porque a presidente Dilma Rousseff e seus assessores entendem que o brasileiro tem o direito de saber as verdades do passado.
É certo que o cidadão precisa conhecer a história do País, mas os palacianos poderiam também não esconder as verdades a respeito do presente.

Enquanto a União Europeia sangra por causa da crise que se instalou na chamada zona do euro, o governo brasileiro insiste em afirmar que por aqui tudo avança às mil maravilhas, quando a realidade é bem distinta.
A inflação dá sinais cada vez maiores de resistência, a geração de empregos cai, a indústria passa por um processo de desindustrialização, mas mesmo assim as autoridades apostam no consumo interno com forma de minimizar os efeitos colaterais da crise europeia.

Para tal o Palácio do Planalto anunciou, não faz muito tempo, medidas de estímulo ao consumo, que ainda não surtiram efeito. De igual modo, o governo vem pressionando os bancos privados em relação à redução das taxas de juro ao consumidor, mas esse movimento também não produziu efeitos práticos.
Tanto é assim, que ainda nesta semana a presidente deve anunciar novas medidas de incentivo ao consumo, em especial para os setores de automóveis e da construção civil.

Essa cortina de fumaça que os palacianos criaram para fingir que tudo está bem há de passar e o povo brasileiro será atingido pelos resíduos do estouro da bolha de virtuosismo lançada pelo então presidente Lula, que deixou uma herança maldita impressionante, da qual nenhum petista ousa falar.

ucho.info
22 de maio de 2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário