"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO DIANTE DA GREVE DE SERVIDORES FEDERAIS PARALISA OS SERVIÇOS DIPLOMÁTICOS

 



Tudo parado – Quando a diplomacia cruza os braços, é porque uma nação está sob o comando de incompetentes.
A situação torna-se ainda pior quando a paralisação se dá por questões salariais. Nesta quarta-feira (22), os servidores do Itamaraty decidiram retomar a paralisação das atividades, como forma de protestar contra a não participação da categoria nas rodadas de negociação sobre reajuste salarial no Ministério do Planejamento.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), a falta de contraproposta por parte do governo foi fator decisivo para o retorno à greve. Até o momento, o Itamaraty ainda não se pronunciou oficialmente sobre a paralisação.

A greve afetará todos os serviços prestados pelo Itamaraty no Brasil e no exterior, principalmente a emissão de vistos, passaportes, certidão de casamento, nascimento e óbito. Até a manhã desta quarta-feira, dezenove postos da diplomacia brasileira no exterior já tinham aderido à paralisação, entre eles os da Oceania, Ásia e Europa.

Até o momento, 34 postos diplomáticos brasileiros estão paralisados: Consulado e Embaixada do Brasil em Beirute (Líbano), Embaixada do Brasil em Damasco (Síria), Consulado do Brasil em Roma (Itália), Delegação do Brasil da FAO em Roma (Itália), Consulado do Brasil em Mendoza (Argentina), Embaixada na Bulgária, Consulado do Brasil em Sidney (Austrália), Embaixada em Tel Aviv (Israel), Embaixada em Beirute (Líbano), Embaixada em Nova Deli (Índia), Consulado do Brasil em Madrid (Espanha), Consulado do Brasil em Barcelona (Espanha), Consulado em Porto (Portugal), Embaixada e Consulado em Bruxelas (Bélgica), Embaixada em Londres (Inglaterra), Consulado em Frankfurt (Alemanha), Embaixada em Abuja (Nigéria), Embaixada em Buenos Aires (Argentina), Consulado em Ciudad del Este (Paraguai), Consulado em Genebra (Suíça), Embaixada na Bulgária, Embaixada em Dublin (Irlanda), Embaixada em Dacar (Senegal), Consulado em Zurique (Suíça), Embaixada em Berna (Suíça), em Paso de Los Libres (Argentina), Embaixada em Kiev (Ucrânia), Embaixada em Santo Domingo (República Dominicana), Consulado no Cantão (China), Embaixada em Baseterre (capital de St. Kitts, Caribe), Embaixada em Baku (Azerbeijão), Consulado em São Francisco (Estados Unidos) e no Consulado em Caiena (Guiana Francesa).

Enquanto trava uma queda de braços com os servidores federais, o governo da presidente Dilma Rousseff paga com cargos na máquina estatal o apoio parlamentar que consegue manter a duras penas no Congresso Nacional. Esse enfrentamento entre servidores e governo em algum momento deve acabar, mas o desgaste político da presidente Dilma deve ser analisado com calma e parcimônia.

22 de agosto de 2012
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário