"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

MARCO MAIA ABRIRÁ CONSULTA PÚBLICA NO PORTAL DA CÂMARA SOBRE "DESCRIMINALIZAÇÃO" DAS DROGAS

                                                               


O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), decidiu submeter a consulta pública uma proposta que prevê a descriminalização do porte e do plantio de drogas para uso próprio.
Segundo ele, a consulta deve durar três meses. Será exibida no e-democracia, endereço assentado no portal da Câmara na internet. Ali, mediante cadastro, as pessoas poderão opinar sobre a matéria.

Nesta quarta (22), Maia recebeu representantes da CBDD (Comissão Brasileira Sobre Drogas e Democracia). A entidade lidera um movimento chamado “Lei de Drogas – É Preciso Mudar!”. Tenta recolher 1 milhão de assinaturas para converter a descriminalização das drogas num projeto de iniciativa popular. Por ora, coleciona cerca de 100 mil rubricas.

“A proposta é interessante, mas polêmica. Por isso, eu sugeri a iniciativa de colocar no [site] e-Democracia”, disse Marco Maia. A ideia é que, encerrada a consulta pública, o projeto seja protocolado na Câmara. Na eventualidade de escassearem as assinaturas para sustentar uma iniciativa popular, a proposta deve ser assumida pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

A comissão do Senado que analisa a reforma do Código Penal discute uma proposta semelhante. Os senadores debruçam-se sobre um texto preparado por juristas. A peça inclui artigo que descriminaliza o porte e o plantio de maconha para consumo próprio.

22 de agosto de 2012
Josias de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário