"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 20 de outubro de 2012

CORTINA DE FERRO ENTRE VENEZUELA E CUBA: HUGO CHÁVEZ DESAPARECIDO HÁ UMA SEMANA


Chávez poderia estar nesta mansão ao lado de Fidel Castro moribundo?
 
Cortina de Hierro entre Caracas y La Habana (Cortina de Ferro entre Caracas de Havana) é o título do post em destaque no blog da jornalista venezuelana Ludmila Vinogradoff, alojado no portal do jornal espanhol ABC.

A jornalista, que é correspondente do ABC em Caracas, revela que desde que foi re-releito o caudilho Hugo Chávez está desaparecido. O fluxo de informaçÕes desde Miraflores, o palácio presidencial, estancou de repente. "Desde a uma semana o silêncio e o mistério reinam no Palácio Miraflores. Seu inquilino que acaba de ganhar pela terceira vez a Presidência da Venezuela, não aparece por nenhum lado nem tem dado sinais de vida. Parece ter sido tragado pela terra."

Assinala que "nenhum meio de comunicação nem oficial nem privado tem dito algo sobre o mandatário. Por medo ou desconcerto?"- indaga e responde ela mesma: "não sabemos a razão que os move por dentro para manter esse vazio informativo, o que faz mais intrigante a situação".


Segundo Vinogradoff, a última aparição de Chávez foi no sábado, dia 13, quando da solenidade de juramento dos ministros. Sua conta @chavezcandanga no Twitter esteve ativa até o dia 16 deste mês e se limitou a falar da seleção de futebol venezuelana, a "Vino Tinto", como chamam a seleção por lá.
Quem rompeu o silêncio foi o médico José Rafael Marquina informando que Chávez viajou a Cuba no dia 16 para visitar seu amigo Fidel Castro, que segundo se informa, repousa já moribumdo em seu palacete no Laguito, situado no antigo Country Club em Cubanacan.
Chávez, segundo a jornalista teria viajado em segredo que acabou sendo vazado pelo médico Marquina. Sua escapada até Havana seria para submter-se a novos exames e uma tomografia Pet Scan, para ver como anda o progresso do câncer.

"O curioso - diz a jornalista - é que ninguém tem dito onde está Chávez, enquanto os rumores e especulações sobre o seu estado de saúde e de Fidel Castro crescem como a espuma".

Transcrevo parte do texto de Ludmila Vinogradoff, com link para leitura completa.
EN ESPAÑOL - Desde hace una semana el silencio y el misterio reinan en el Palacio de Miraflores. Su inquilino que acaba de ganar por tercera vez la Presidencia de Venezuela , el 7 de octubre),no aparece por ningún lado ni ha dado señales de vida. Parece que se lo hubiera tragado la tierra.

Ningún medio de comunicación ni oficial ni privado ha dicho algo sobre el mandatario ¿por miedo o desconcierto?, no sabemos la razón que los mueve por dentro para mantener este vacío informativo, lo que hace más intrigante la situación.

La última aparición del presidente Hugo Chávez fue el sábado 13 cuando juró a los ministros de su gabinete. Su cuenta @chavezcandanga en twitter ha estado activa hasta el martes 16 de esta semana para elogiar el único golazo que metió Arango, el capitán del equipo nacional de la Vino Tinto, a los ecuatorianos en Puerto La Cruz. Pero después mutis total.


El médico venezolano José Rafael Marquina vino a romper ese silencio al informar a ABC que Chávez viajó a La Habana el 16 a visitar a su amigo Fidel Castro en medio de los rumores sobre su “agonizante” salud y a someterse a exámenes médicos, una tomografía con Pet Scan.

El ex mandatario de Cuba, de 86 años, que se encontraría en una casa del Laguito, situada en el viejo Country Club en Cubanacan, habría sufrido de una embolia (ACV) masiva en el cerebro en su arteria derecha. Pero “las autoridades cubanas se niegan a hablar del asunto” .

Marquina, que está bien enterado y verifica los datos de sus fuentes, ha suplido el vacío informativo de venezolanos y cubanos sobre la enfermedad de los dos personajes. En el caso de Chávez afirmó que aprovechó el viaje, todavía clandestino, porque no lo ha hecho oficial (puede estar 5 días fuera sin permiso del parlamento), para hacerse una tomografía.

Lo curioso es que nadie ha dicho dónde está Chávez mientras los rumores y especulaciones sobre la enfermedad suya o la de Fidel crecen como la espuma. Click AQUI para leer toda la história
 
20 de outubro de 2012
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário