"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 20 de outubro de 2012

MÉDICO VENEZUELANO DIZ QUE O DITADOR FIDEL SOFREU UM DERRAME

Médico venezuelano diz que Fidel sofreu um derrame. Rumores se espalham nas redes sociais, apesar de família negar doença

CARACAS - Rumores sobre a saúde do ex-presidente Fidel Castro voltaram a circular nas redes sociais nesta sexta-feira depois de o médico venezuelano José Rafael Marquina afirmar que o líder cubano teria sofrido um derrame cerebral. Marquina, que vive nos Estados Unidos, afirmou ainda que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajou repentinamente para Cuba, uma informação que não pôde ser confirmada.
Além das redes, alguns meios de comunicação chegaram a divulgar as declarações de Marquina - embora algumas de suas informações divulgadas no passado tenham se revelado infundadas.

Em entrevista ao jornal "El Nuevo Herald", de Miami, Marquina disse que Fidel, de 86 anos, estaria com dificuldades para se alimentar, falar e reconhecer as pessoas. Ao espanhol "ABC", afirmou que Fidel sofreu um derrame na artéria cerebral direita e, embora o líder cubano não estivesse conectado a um respirador, estaria "moribundo, em sua casa no oeste de Havana". A outros meios ele chegou a afirmar que ele estaria em estado vegetativo.

"Ele sofreu um derrame embólico e não reconhece ninguém", disse o médico. Segundo Marquina, uma pessoa nessa situação "pode viver semanas, mas com deficiências na fala e na alimentação". "O que posso dizer é que não vamos voltar a vê-lo em público", acrescentou.

Segundo o médico, suas fontes estão na Venezuela e foram reforçadas por provas recebidas pela internet. Marquina, no entanto, já deu declarações que não se concretizaram. Em abril, ele disse que Chávez, que enfrentou um câncer, estava em seus últimos dias e não chegaria vivo às eleições de novembro. Chávez, no entanto, apareceu em comícios e se reelegeu pela terceira vez no início do mês.

Os rumores sobre a saúde de Fidel circulam há anos, mas ganharam força depois que o líder cubano não apareceu felicitando o aliado Hugo Chávez por sua vitória.

Na semana passada, comentários nas redes sociais diziam que ele estaria morto ou à beira da morte, levando dois familiares a virem a público negar as informações. Sua irmã Juanita, que vive em Miami, chamou os boatos de absurdos. Alex Castro, filho do ex-governante, afirmou a um semanário cubano que o pai estava bem e envolvido em seus afazeres diários. Na quinta-feira, uma carta atribuída a Fidel foi divulgada por meio da imprensa oficial. Nela, ele felicitava formandos em Medicina.

A saúde de Fidel é considerada um assunto de segurança nacional. Ele não é visto em público desde março, quando se encontrou com o Papa Bento XVI, em Havana. Seus artigos na imprensa cubana também rarearam nos últimos meses.

20 de outubro de 2012
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário