"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

QUASE 37 MIL ADOLESCENTES SERÃO MORTOS NO BRASIL ATÉ 2016, DIZ ESTUDO DO UNICEF

 
  • Maiores vítimas são jovens do sexo masculino e negros
  • A maior parte é morta por arma de fogo

Um total de 36.735 adolescentes entre 12 e 18 anos será vítima de homicídio até 2016 no Brasil.
 
A previsão foi divulgada nesta quinta-feira pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na apresentação dos novos dados do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA).
 
Em média será uma perda de mil adolescentes a cada ano ou de 14 meninos e meninas por dia, até as Olimpíadas no Rio.
 
As maiores vítimas são jovens do sexo masculino e negros. E a maior parte é morta por arma de fogo. Tudo isso em apenas 283 municípios no país, cujos dados foram analisados.
Os dados de 2009 revelam que, para cada mil pessoas de 12 anos, 2,61 serão assassinadas antes de completarem a adolescência. Esse valor aumentou para 2,98 em 2010, o que representa um aumento inquietante da violência letal contra adolescentes no Brasil.
A partir desse índice, se as condições que predominavam em 2010 não mudarem, é possível estimar o total de homicídio até 2016.
- O número tem a magnitude de um genocídio e demonstra também que as políticas públicas não conseguiram avançar neste campo - analisa a psicóloga Raquel Willadino, coordenadora do Programa de Redução da Violência Letal do Unicef.
Em 2010, os adolescentes do sexo masculino apresentavam um risco 11,5 vezes superior ao das adolescentes do sexo feminino, e os adolescentes negros, um risco 2,78 vezes superior ao dos brancos.
Segundo o estudo, esse resultado frisa a importância de focar as políticas públicas preventivas em adolescentes com esse perfil. Por sua vez, os adolescentes tinham um risco 5,6 vezes maior de serem mortos por meio de arma de fogo do que por qualquer outro.
Os três riscos relativos caem moderadamente em 2010 quando comparados com 2009.
“Tão hediondo quanto a violência sexual de crianças, os assassinatos de adolescentes no Brasil chamam atenção pelo grau de banalização assumido pela sociedade. A aceitação social em relação as mortes de adolescentes – sobretudo quando estes adolescentes negros – revelam os profundos tabus que ainda temos que superar para alcançar os reais direitos de crianças e adolescentes no Brasil”, diz o estudo.
O IHA expressa, para cada grupo de mil pessoas com idade de 12 anos, o número de adolescentes nessa idade inicial que serão vítimas de homicídio antes de completarem 19 anos.
 
13 de dezembro de 2012
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário