"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PERCEPÇÃO. (ASSIM DEVE SER O AMOR...)

 


Casal_de_velhos_-_Que_seja_eterno_enquanto_dure

– Traga um vale extra, que eu só tenho um e minha prima está aqui comigo. Ela veio fazer um teste e eu só tenho um vale. Fomos almoçar.

Coincidentemente, minha mãe estava em Santos, e naquele dia eu iria buscá-la. Disse à prima da minha amiga que eu lhe daria uma carona, porque também ela morava em Santos e não tinha automóvel. Levei-a, peguei minha mãe e voltei a SP. Na noite seguinte, quando fui encontrar a noiva, contei-lhe a história.
Ela teve uma crise de ciúmes e desmanchou o noivado. No dia seguinte, minha amiga ligou dizendo que sua prima tinha conseguido o emprego. Como ela trabalharia no sábado, eu a convidei para levá-la em casa.
À noite, fomos jantar na ilha Porchat, em São Vicente, SP, onde havia muitas boates. Eu ainda estava chateado pela perda, e então ela me consolou com a seguinte história, que lhe foi contada por outro primo, médico.

Um homem bastante idoso procurou uma clínica para um curativo em sua mão ferida, dizendo-se muito apressado porque estava atrasado para um compromisso.
Enquanto o tratava, o jovem médico quis saber o motivo da sua pressa e ele disse que precisava ir a uma Casa de Idosos tomar o café da manhã com sua mulher que estava internada lá há bastante tempo.
Sua mulher sofria do “Alzheimer” em estágio bastante avançado.

Enquanto terminava o curativo, o médico perguntou-lhe se ela não ficaria assustada pelo fato dele estar atrasado.

 – “Não – disse ele – Ela já não sabe quem eu sou. Há quase cinco anos ela nem me reconhece”. Intrigado, o médico lhe pergunta:
– “Mas se ela já nem sabe quem o senhor é, porque essa necessidade de estar com ela todas as manhãs”?
O velhinho sorriu, deu uma palmadinha na mão do médico e disse:
 – “É verdade… ela não sabe quem eu sou, mas eu sei muito bem quem ela é! Enquanto ele saía apressado, o jovem médico sorria emocionado e pensava:

 – “Esta é a qualidade de amor que eu gostaria de ter em minha vida. O Amor não se reduz ao físico, ao romântico. O Amor verdadeiro é a aceitação de tudo o que o outro foi, de tudo o que o outro é, de tudo que o outro será”…
A prima hoje é minha mulher. E só me custou um vale de almoço, há 35 anos atrás…

11 de janeiro de 2013
Magu

Nenhum comentário:

Postar um comentário