"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

INIMIGO AMEAÇA DIVULGAR PROVAS DA LIGAÇÃO DE LULA COM ESUEMAS DE ROSEMARY - CADA VEZ MAIS BLINDADA. E OUTRAS NOTAS DESCONFORTANTES

 


Exclusivo – Um grande empresário-investidor, que se diz inimigo figadal de Luiz Inácio Lula da Silva, ameaça divulgar documentos comprometedores da relação íntima e de negócios entre o ex-Presidente e a amiga Rosemary Nóvoa Noronha. Enquanto ocorre tal jogo de blefe-chantagem, Lula e seus principais colaboradores tentam articular, nos bastidores do Judiciário e da mídia amestrada, todo um esquema para abafar o Rosegate. O objetivo é conseguir o milagre de livrar Rose do indiciamento no inquérito da Operação Porto Seguro, para que nada respingue em Lula.
O Rosegate corre em quase segredo judicial. Nos principais jornais e televisões, a recomendação interna é “esperar para ver o que acontece, sem nada divulgar por enquanto”. Os abafadores até usam o cínico e inconsistente argumento de que revelações bombásticas do caso, prejudicando Lula, “podem atingir também a Presidenta Dilma Rousseff e atrapalhar a governabilidade, neste momento delicado de combate à inflação”. Embora tenha sido apenas uma funcionária de terceiro escalão (chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo), na prática, Rose ganha o status de alguém com “foro privilegiado”, cuja blindagem é a prioridade máxima da petralhada.
O esquema de abafamento só pode esbarrar em um personagem: Roberto Gurgel. Nos bastidores do Judiciário e do Congresso, circula a informação de que o Procurador-Geral da República sabe absolutamente de tudo sobre o caso. O problema real é que Gurgel não se sente em condições plenas de enfrentar Lula. Gurgel é até alvo de uma campanha difamatória promovida por governistas. Os aliados de Lula jogam com a ameaça de que a Presidenta Dilma pode até pedir a renúncia dele – o que seria aceito pela maioria amestrada do Senado.
Protegendo Gurgel
O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) denunciou ontem, na tribuna do plenário, o esquema para derrubar Gurgel:
Na minha opinião e na opinião do PSDB, não há nada na atuação dele que mereça qualquer tipo de censura política por parte do Senado. Duvido que a presidente Dilma tome a iniciativa de propor a destituição de Gurgel. Ela é uma mulher de bom senso e não seria capaz de tamanho desatino, de tamanha loucura”.
Aloysio Nunes lembrou que, se existir algum fato que desabone a conduta de Gurgel, este deve ser submetido às leis e às instâncias competentes.
 
Petição virtual tem de valer
Internautas lançam um movimento nacional para que a Assinatura Virtual em Petições Públicas e Abaixo Assinados tenha força legal.
Por isso pedem o máximo apoio ao Projeto de Lei do Senado PLS 129/2010 – já aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Congresso.
http://www.avaaz.org/po/petition/Aceitacao_de_Assinaturas_Virtuais_em_Peticoes_Publicas_e_Abaixo_Assinados/?cQneZdb
Descaso papal
Descobriu-se por que Dilma Rousseff não quis abrir a boca sobre a renúncia ddo chefe de Estado Bento 16.
O motivo é que o Papa dos católicos (líder religioso de 64% dos brasileiros) não a convidou para uma visita oficial ao Vaticano.
Quem sabe o próximo Pontífice faz uma agrado a nossa Presidenta...
Investindo na imagem de quem?
A Prefeitura do Rio investiu R$ 5 milhões em peças de merchandising na cobertura carnavalesca da Rede Globo.
O prefeito Eduardo Paes apareceu bastante durante a transmissão dos desfiles.
Claro que tanta aparição foi mera coincidência...
Lobby em debate
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial (IBRADEP) programou para os dias 12 e 13 de março, das 8h às 18 horas, o Seminário Profissional LOBBY, instrumento legítimo da cidadania e da sociedade no mundo globalizado.
Programado para o Salão Orquídea do Quality Jardins Hotel, Alameda Campinas, 540 – São Paulo, o evento tem o apoio da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Os organizadores defendem a importância do lobby como indutor das relações éticas e legítimas.
Programação
No dia 12, os palestrantes são: Luiz Alberto dos Santos, Subchefe da Casa Civil da Presidência da República, com o tema “Regulamentação do Lobby, transparência e governança democrática” e, Wagner Pralon Mancuso, professor de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – Universidade de São Paulo, abordando “Lobby, reflexões sobre eficácia e legitimidade”.
No dia 13, Maria Cecilia Coutinho de Arruda, professora da EAESP-FGV e diretora executiva da ALENE – Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia, “A ética no lobby” e, Paulo Regis Salgado, professor de Relações Públicas, da FAPCOM, “Relações Governamentais, comunicação política”. Mediadores do Seminário, Gilda Fleury Meirelles e Mauro Lima Wu, diretores do IBRADEP.
Freud explica?
O Valor informa que a petrolífera portuguesa Galp, presidida por Manuel Ferreira de Oliveira, pretende direcionar a maior parte de seus investimentos, nos próximos anos, para o Brasil.
Será que é porque a empresa tem ligações muito fortes com os Silva do PT: Luiz Inácio e José Dirceu?
Oficialmente, a Galp acredita no conto do pré-sal brasileiro – no qual investiu 400 milhões de Euros só no ano passado...
Promovido
Fabio Barbosa (ex-Vale e ex-secretário do Tesouro Nacional) subiu de posto no BG Group.
Foi nomeado para o cargo de Chairman BG South America, se reportando diretamente ao Chief Executive Chris Finlayson.
Fábio vai comandar os negócios na Bolivia, Chile, Uruguai, e Brazil...
Indicador de crise
A inadimplência no pagamento de cotas de condomínio na cidade de São Paulo cresceu 21,2% em 2012 na comparação com o ano anterior.
De janeiro a dezembro do ano passado, 4% dos boletos de condomínio emitidos aos moradores de apartamentos residenciais na capital paulista ficaram em aberto por 30 dias ou mais, contra 3,3% em 2011.
Assim aponta balanço da Lello, empresa líder em administração condominial no Estado.
Invista na Colômbia...
Os altos impostos, o Produto Interno Bruto que cresce devagar demais e a insegurança jurídica afastam investidores do Brasil – onde o nivel de corrupção ainda atrapalha mais ainda os negócios.
Por outro lado, os baixos impostos, as perspectivas de crescimento do PIB até 2017 e a liberdade econômica são alguns dos aspectos que a conceituada revista norte-americana Bloomberg Markets levou em consideração ao manter a Colômbia entre os melhores países do mundo para se investir.
Em uma lista de 22 países emergentes, liderados pela China, a Colômbia foi um dos cinco países da América Latina a compor o ranking, ocupando a 11º posição, sobretudo, devido a assinatura de diversos tratados de livre comércio que vem fortalecendo a sua economia.
Pesquisa sobre a crise
O International Business Report (IBR) da Grant Thornton revelou que 40% das companhias globalmente acreditam que a crise na zona do euro impactará negativamente os seus negócios.
A estimativa é que o cenário ruim na Europa enxugue as receitas mundialmente em até US$ 2 trilhões.
De acordo com o IBR, o impacto da crise na zona do euro na receita das empresas está sendo severo.
Mais da metade (54%) dos empresários consultados no mundo revelaram que as suas receitas caíram em mais de 3% e 32% (uma a cada três companhias) tiveram pelo menos uma redução de 6% nos resultados.
Descrença, com medinho
No Brasil, 67% dos empresários acreditam que a situação no exterior não terá impacto no País e 29% dizem que a crise impactará negativamente os negócios aqui.
Além disso, 53% creem que a crise não afetará os planos para fazer negócios na Europa.
Outros 17% revelaram que apenas estarão menos propensos a realizar projetos na região.
Nada menos que 74% dos empresários brasileiros mostraram preocupação com uma recessão na economia global nos próximos 12 meses, acima da média global de 70%.
Guardando dinheiro
 
Nos EUA, a maior economia do mundo, para 11% dos entrevistados a crise fez com que as receitas caíssem 10% ou mais.
A pesquisa revelou que 60% das empresas no Brasil estão guardando pelo menos 10% da receita como reserva de caixa, resultado bem acima do percentual global de 45%.
A América Latina é a região onde há o maior percentual de empresários reservando acima de 10% da receita.
Vamos ficar de fora?
O anúncio da intenção dos Estados Unidos e Europa negociarem uma área de livre comércio coloca o Brasil sobre pressão para concluir as negociações entre Mercosul e União Europeia, que está sob discussão a mais de uma década.
O professor de Relações Internacionais da Trevisan Escola de Negócios, Olavo Furtado, avalia que um acordo entre essas duas potências poderá impor padrões técnicos e de governança global ao resto do mundo, dado o peso que representam nos órgão reguladores como a Organização Mundial do Comércio (OMC):
“O Brasil também precisa estar atento aos setores que se beneficiarão com a ampliação do acesso mútuo entre esses mercados”.
Economia em debate
No próximo dia 23 de fevereiro, a partir das 9h, a FECAP realizará o III Encontro de Conjuntura Econômica – Perspectivas e Cenários para 2013.
Debatem: José Mauro Delella (mestre em Relações Internacionais pelo IRI/USP, com MBA em Finanças e bacharel em Economia pela FEA/USP, atua no mercado financeiro há 25 anos e já trabalhou em empresas como Itaú, Citibank, Lloyds Bank e UBS).
Rafael Cortez (doutor em Ciência Política pela USP, analista sênior da Tendências Consultoria Integrada e professor de política da PUC-SP).
Guilherme de Moraes Attuy (doutor em Teoria Econômica pela FEA/USP, bacharel em Economia pelo IBMEC-SP e professor de macroeconomia da FECAP).
Eric Brasil (doutorando e mestre em Teoria Econômica pela FEA/USP, economista sênior da Tendências Consultoria Integrada, coordenador do Núcleo de Pesquisa do IFECAP e professor da FECAP).

A FECAP Liberdade fica na Av. Liberdade, 532.
Caixinhas de leitura
A Saraiva acaba de lançar a nova série de boxes Saraiva Bolso, uma coleção de pocket books em parceria com a editora Nova Fronteira.
São quatro caixas, duas delas reunidas por obras que circulam em torno dos mesmos temas, ‘do amor’ e ‘sobre o homem’, e outras duas selecionadas por títulos do mesmo autor: Jane Austen e Machado de Assis.
Em pouco mais de um ano, foram vendidos quase meio milhão de exemplares impressos, entre 140 títulos, sendo 100 deles também disponíveis em formato digital..
Agreste Tex
Caruaru (PE) vai sediar a primeira edição da “Agreste TEX – Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil”.
A Feira acontece de 5 a 8 de março no Polo Comercial de Caruaru, em uma área de cerca de 5.000 m², reunindo mais de 100 expositores.
O polo de confecção do Agreste de Pernambuco reúne hoje 13 cidades que produzem mais de 800 milhões de peças por ano, gerando negócios que movimentam mais de R$ 3,5 bilhões.
Racismo policial?
 
A Defensoria Pública de SP entrou com duas representações contra uma ordem de serviço do comando da Polícia Militar em Campinas que determinava aos seus policiais abordagens “especialmente em indivíduos de cor parda e negra”.
A Defensora Pública Vanessa Alves Vieira denunciou que a ordem foi emitida para patrulhamento em um bairro com incidência de roubos a residências e determinava que os policiais focassem em suas abordagens, em uma determinada área: “transeuntes e veículos em atitude suspeita, especialmente indivíduos de cor parda e negra com idade aparentemente de 18 a 25 anos, os quais sempre estão em grupo de 3 a 5 indivíduos na prática de roubo à residência daquela localidade”.
A Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania vai apurar o caso.
Atlas da oncologia grátis
Médicos e profissionais da saúde envolvidos no diagnóstico e tratamento do câncer poderão usar, gratuitamente, o primeiro aplicativo em português sobre o assunto.
Disponível para iPhone e iPad, o o Atlas da Oncologia contempla uma enciclopédia com imagens em alta qualidade para auxiliar na explicação de médicos para pacientes sobre a atuação do câncer no organismo em seus diferentes estágios.
O download pode ser feito gratuitamente na App Store, direto no aparelho, numa iniciativa do programa de educação médica continuada da Novartis.
 
Spa week
Realizar o treinamento de pessoas de comunidades carentes em práticas básicas de massagem e incentivar a busca por uma nova profissão e inserção no mercado de trabalho.
Essa é a missão do programa Levar Bem Estar, da Associação Brasileira de Clínicas e Spas, que promove um atendimento público neste sábado, a partir das 9h, no Instituto IBECO (Rua Domingos de Morais, n° 1.293 – Vila Mariana, São Paulo).
O evento é preparatório para a Spa Week qye acontece de 13 a 27 de abril.
Capitão Tornado
 
O SESI-SP apresenta no dia 23 de fevereiro (sábado), às 21h, a peça A Viagem do Capitão Tornado, dirigida por Leonardo Cortez .
 
O espetáculo é encenado por atores com Síndrome de Down do Grupo ADID de Teatro.
Após a sessão, gratuita, Leonardo Cortez e o elenco participam de um bate-papo com o público.
 
Proposta
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

15 de fevereiro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário