"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 19 de março de 2013

A VOLTA DA FARSA-TAREFA

“Dilma liga para governador e oferece ajuda para cidades alagadas no RJ”


Manchete no portal Globo.com de hoje e dos jornais de amanhã – provavelmente na editoria de cinismo.

Sergio Cabral ainda não disse se aceita ajuda. Mas, por via das dúvidas, a Farsa-Tarefa antichuvas, constituída por Dilma depois da enchente do ano passado na região serrana do Rio (veja o post publicado na seção Vale Reprise), já separa ternos escuros e ensaia rostos circunspectos e dolorosos para foto a ser publicada no Portal do Planalto e reproduzida também por todos os jornais.

Enquanto isso, Dilma vai pedir bênção ao papa e absolvição para os 16 soterrados de Petrópolis – pecadores mortais que ela condenou hoje, em Roma, por não terem saído antes do local de onde foram levados pela enxurrada.

PS: a declaração de Dilma, culpando os mortos de Petrópolis por terem morrido e prometendo ações mais drásticas contra eles, talvez chova no molhado. Mas acho que vai repercutir muito mal, de Roma para o mundo. O papa, pelo menos, não gostaria muito de saber disso…

19 de março de 2013
CELSO ARNALDO ARAÚJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário