"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 19 de março de 2013

BRASIL E MÉXICO SUSPENDEM VISTOS PARA TURISTA POR PERÍODO DE ATÉ 90 DIAS

Medida passará a valer a partir de data ainda a ser definida pelos dois países
 
Brasileiros que forem para o México a turismo, por períodos de até 90 dias, não vão precisar mais de vistos. A medida será implementada a partir de data ainda a ser definida, “no mais breve prazo possível”, informou nesta segunda-feira o Itamaraty, por meio de nota. A regra será recíproca para os mexicanos que visitarem o Brasil.

De acordo com o governo brasileiro, decisão vai estimular a relação entre Brasil e México beneficiando diretamente os turistas e aqueles que viajam a negócios.

“O governo brasileiro saúda particularmente a possibilidade de que cidadãos mexicanos possam viajar ao Brasil, sem a necessidade de obterem previamente o visto de entrada, para assistir aos grandes eventos de 2013 (Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude), 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas e Paraolimpíadas)”, diz o texto.

Os dois países resolveram retomar o acordo que havia sido suspenso em setembro de 2005. Assinado em 2000, o acordo permite a permanência por períodos de até 90 dias, contados a partir da data de entrada, renováveis, desde que a permanência total não exceda 180 dias no período de um ano.

O Itamaraty destaca que o comércio entre Brasil e México cresceu 244% de 2002 a 2012, quando totalizou US$ 10 bilhões, 11% a mais que em 2011. De acordo com o governo brasileiro, no ano passado o Brasil foi o 8º parceiro comercial do México. O México, por sua vez, se tornou, no acumulado de janeiro a novembro de 2012, o 10º parceiro comercial do Brasil.

19 de março de 2013
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário