"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 19 de março de 2013

O FIM DO VISTO DE ENTRADA PARA BRASILEIROS NOS EUA ESBARRA NA IDEOLOGIA DO LULOPETISMO

 
O visto para turistas: liberação esbarrando em obstáculos (Foto: us-immigration.com)

Há todo um palavrório diplomático e um extenso juridiquês justificando a demora, mas não sei, não, se não há um fundo ideológico nas dificuldades que o governo lulopetista vem opondo a um acordo com os Estados Unidos para que viajantes brasileiros sejam dispensados de visto de entrada no país.

O presidente Barack Obama disse há dois anos que ele próprio se esforçaria para que o objetivo fosse atendido. E, como é absolutamente normal em tais circunstâncias, os Estados Unidos apresentaram sete condições para a liberação do visto de entrada — que não apenas o governo de Brasília, mas setores da própria imprensa tratam como “exigências” ou “imposições”.

O fato é, chame-as como se quiser, as solicitações norte-americanas são em geral razoáveis — e várias delas são de interesse também do Brasil. Assim sendo, não sei como um governo sério possa justificar não ter, até agora, “posição formada” — como ocorre com o Itamaraty — sobre algo tão evidentemente importante para as duas partes como aceitar trocar informações sobre perdas e furtos de passaportes com Washington.

Onde é que está o perigo, meu Deus do céu? Se os EUA têm informações sobre passaportes brasileiros roubados, quer dizer que nosso governo, a Polícia Federal e o Itamaraty não se interessam?

Acho perfeitamente razoável que o governo hesite em fornecer informações da Receita sobre empresários brasileiros — dependendo de que informações se tratem, estão protegidas por sigilo legal.

Mas, por outro lado, qual é o grande problema em trocar informações com Washington sobre “passageiros que possam constituir ameaça criminal ou terrorista”? O governo alega não ter amparo na legislação para transmitir informações sobre inquéritos, indiciamentos e coisas do tipo — MAS SE TRATA DE INFORMAÇÃO PÚBLICA!!!

Além do mais, nossas autoridades não querem saber quem os americanos consideram perigosos para a NOSSA segurança?

Se é preciso legislação específica para poder repassar essas informações — com raras exceções, DE CARÁTER PÚBLICO — a um governo com o qual o Brasil quer estabelecer liberação mútua de visto de entrada, então que a presidente baixe uma medida provisória e a remeta ao Congresso. Nenhum direito do cidadão será violado — pois até funcionários da embaixada americana podem consultar informações de caráter público, como são inquéritos, indiciamentos e processos judiciais.

E não me venham com o uso “exagerado” das MPs, pois já houve caso de medida provisória até para definir o que é um pão!

O resultado disso tudo é que a possibilidade de legiões de brasileiros poderem livrar-se das dificuldades e da demora para obter o visto ainda está distante. (Só em São Paulo, o consulado dos EUA recebe 1.200 pedidos DIÁRIOS de visto de entrada.)

O governo lulopetista, sabemos, não gosta dos Estados Unidos.

Só que, sem a menor dúvida, e seja para passear, fazer compras, estudar, visitar parentes ou trabalhar, muitos milhões de brasileiros gostam.

19 de mrço de 2013
Blog Ricardo Setti - Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário