"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 1 de abril de 2013

SÍNDROME DA SABEDORIA ADQUIRIDA

article image
Cientistas atribuem o aumento da atividade cerebral em certas áreas à neuroplasticidade do cérebro (Reprodução/LeMonde)

Quando o trauma cerebral desencadeia talentos excepcionais

Cientistas tentam entender por que algumas vítimas de traumatismo craniano e doenças psíquicas desenvolvem talentos extraordinários


Derek Amato estava na borda da piscina, na parte rasa, quando implorou ao seu amigo para que jogasse uma bola em sua direção. Em seguida ele saltou no ar, mergulhando de cabeça com os braços estendidos. Amato sentiu seus dedos tocarem a bola pouco antes de sua cabeça bater no fundo da piscina e do impacto ressoar em seus tímpanos como uma explosão. Levou várias semanas até que todas as sequelas do acidente se manifestassem: perda de 35% da audição em um ouvido, dor de cabeça, perda de memória – mas o efeito mais dramático veio apenas quatro dias após o acidente.

Amato ainda se sentia sob um nevoeiro quando acordou depois de vários dias de sono quase ininterrupto. Ele foi até a casa de seu amigo Rick Sturm, que estava presente no momento do acidente. Enquanto eles conversavam, Amato notou um teclado elétrico barato em um canto do improvisado estúdio de música de Sturm. Sem pensar, ele sentou-se ao teclado. Amato nunca havia tocado piano em sua vida ou sentido a menor atração pelo instrumento, mas para sua surpresa, seus dedos instintivamente começaram a correr sobre as teclas. Amato executou acordes ricos, como se os soubesse há anos. Quando finalmente desviou o olhar do teclado, viu que o amigo estava com os olhos cheios d’água.

Desde seu acidente, Amato vem tentando encontrar uma explicação na internet, digitando palavras-chave como "talentoso" e "traumatismo craniano" nos motores de busca. Os resultados destacaram o nome de Darold Treffert, um especialista de renome mundial na "síndrome da sabedoria". Pessoas com esta síndrome geralmente têm alguma deficiência intelectual, mas exibem habilidades excepcionais. Amato enviou um e-mail e recebeu uma resposta imediata. Treffert, ex-professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin, foi quem identificou a "síndrome da sabedoria adquirida". Há 30 casos conhecidos de pessoas que sofreram uma lesão na cabeça e que de repente desenvolveram novas habilidades quase sobre-humanas, como o talento artístico, o domínio da matemática ou a memória fotográfica, entre outros.

Um destes pacientes, Jason Padgett, é a única pessoa no mundo capaz de desenhar fractais, figuras geométricas complexas, desde que foi brutalmente atacado por ladrões. Um derrame também transformou um quiroprático em um reconhecido artista plástico, cujas obras vendem por milhares de dólares. Se as causas neurológicas da síndrome da sabedoria adquirida ainda são pouco compreendidas, o progresso no campo das técnicas de imagem cerebral permitem aos cientistas estudar os mecanismos neurológicos únicos que se manifestam nestes indivíduos.

Na maioria dos casos, os cientistas atribuem o aumento da atividade cerebral em uma determinada área à neuroplasticidade do cérebro, que pode aumentar a atividade em uma determinada região, provocando o desenvolvimento de novas habilidades, as quais melhoram com a prática. Outra hipótese é que essas habilidades antes desconhecidas aparecem porque áreas do cérebro destruídas por um trauma ou uma doença psíquica, como o Alzheimer — geralmente áreas associadas à comunicação verbal, lógica e compreensão –, já não inibem mais habilidades artísticas latentes nesses indivíduos.

Quando o hemisfério esquerdo do cérebro está mergulhado na escuridão, os circuitos que mantêm o hemisfério direito sob controle desaparecem. Ou seja, essas habilidades excepcionais não seriam o resultado de um poder recém-adquirido. Elas aparecem porque as áreas do cérebro associadas à criatividade agora podem operar livremente.

01 de abril de 2013

Fontes:Le Monde - Et le génie jaillit du cerveau

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário