"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 26 de julho de 2013

A CONTABILIDADE CRIATIVA E O DEVER DE O HOMEM PÚBLICO DEFENDER AS INSTITUIÇÕES


O jornal “O Globo” publicou, no 16 último, duas matérias, uma a título de editorial (“A destruição da credibilidade das contas públicas”), outra, um artigo (“Desacertos do BNDES”, do professor Rogério Furquim Werneck).

Ambas tratam da grave questão pertinente à “contabilidade criativa”, eufemismo sem criatividade para definir o descumprimento de critérios legais na execução da política fiscal, implantada, na maior parte, no governo FHC.
 
Foi um trabalho hercúleo que a nação tomou para si, depois de anos de esforços sempre frustrados.
O desequilíbrio fiscal-financeiro do setor público, incólume anos a fio, causou danos irreversíveis ao país, já que a sua devastadora sobrevivência sempre impediu a derrubada eficaz da inflação, contra a qual o povo afinal se levantou para dar efetivo combate, após gerações de brasileiros terem sofrido injustos sacrifícios e privações.
 
O ex-presidente Lula e seu primeiro ministro da Fazenda felizmente compreenderam que as conquistas e os benefícios trazidos pelo Plano Real, que não lhes mereceu o apoio, acabaram incorporados ao patrimônio nacional e não podiam mais ser subtraídos do povo, dos pobres e dos humildes, que estavam dispostos a defendê-los a qualquer preço.
Não havia, pois, alternativa, técnica ou populista, a não ser o suicídio político-eleitoral, senão prosseguir.
 
MATRIZ FRACASSADA
 
Exonerado o ministro Palocci, a embarcação parecia adernar. O substituto no comando de uma tripulação intelectualmente medíocre e ideologicamente engajada, desmoralizada pelos sucessivos insucessos a que foram submetidos os seus postulados, inclusive no Brasil, tem sido, ainda, o executor da “nova matriz de política econômica”, aliás também já fracassada.
 
Daí, veio o emblemático nexo financeiro direto entre o Tesouro e o BNDES, desconhecido do Orçamento federal, pelo qual se transferem recursos resultantes da emissão da dívida pública, sem contabilização no resultado primário e sem afetar a dívida líquida do setor.
 
Desde 2007, cerca de R$ 370 bilhões foram injetados pela secretaria do Tesouro na instituição. Dizem que esse gigantesco aporte de recursos, alimentado com endividamento público, tem estimulado, em clima de megalomania, a ideia insana dos “campeões nacionais” e o espantoso voluntarismo em torno do famoso trem-bala.
Conta-se que, após as manifestações populares de junho passado, uma luz de racionalidade passou a atuar sobre esses desvarios.
 
Entretanto, a volúpia dos investimentos subsidiados, repassados pelo BNDES, poderia sobrar também para melhorar as carências do saneamento básico, do transporte de massa, da saúde, da educação e da segurança. Mas aí será esperar demais de um governo desprovido de ideias e fecundo em instrumentos toscos e incapazes de enganar investidores.
Ao cabo, afundam a credibilidade do país, espantam poupanças e capitais para investimentos, e tudo acaba na conta inesgotável da Viúva, como sempre. E sem qualquer responsabilização dos autores.
 
(transcrito de O Tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário