"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 26 de julho de 2013

A DESNAZIFICAÇÃO DA ALEMANHA: FATO OU FARSA? - 2a. PARTE

           
          Artigos - Cultura        
A Zona de Ocupação Americana
Talvez jamais na história mundial tenha sido tentado purgar nestas proporções uma sociedade. Olhando para trás, talvez tivesse sido melhor selecionar um número menor de líderes Nazistas para julgamento, desistindo desses julgamentos em massa.
General Lucius


O governo militar americano criou o Public Safety Branch para desnazificar os 13 milhões de alemães sobreviventes em seu setor. Preparou, juntamente com os ingleses, um Fragebogen, questionário detalhado com 131 perguntas para todos, sem exceção, responderem sobre sua conduta e filiação partidária durante o III Reich. Ninguém poderia se recusar a fazê-lo sob nenhuma alegação. Penas severas de vários anos de prisão foram criadas para os que se recusassem responder ou falsificassem a resposta.

No caos do período pós-guerra pode-se supor como era fácil falsificar respostas, evitar qualquer auto-incriminação. Com exceção dos líderes mais conhecidos em cada região, ou Gau (1), todos os demais poderiam facilmente burlar as respostas, pois os registros pessoais tinham sido destruídos pelos bombardeios aliados.

No entanto, foram descobertos na sede do partido em Hamburgo quatro milhões de registros das organizações nazistas auxiliares, o que permitia conferir as respostas. Sendo anunciada publicamente a descoberta, ninguém sabia se seu nome estava incluído ou não.
De acordo com o resultado das investigações os habitantes do setor foram divididos em cinco grupos:

CLASSE I – Hauptschuldige, (os grandes criminosos): líderes do partido, gauleiters, generais das SS, oficias de alta patente da Wehrmacht (2), etc.

CLASSE II – Belastete, os criminosos nazistas abaixo dos anteriores, apoiadores e financiadores de Hitler, incluindo banqueiros e industriais, que lucraram imensamente com a conquista da Europa.

CLASSE III – Minderbelastete (criminosos menores) incluíam todos que aderiram ao partido na juventude, foram nazistas ativos, mas não cometeram graves crimes políticos ou de guerra, inclusive oficiais inferiores e subalternos da Wehrmacht.


CLASSE IV – Mitlaufer (seguidores ou simpatizantes) pessoas que aderiram ao nazismo muitas vezes obrigados a fazê-lo por ameaças às suas famílias ou para não perder o emprego.

CLASSE V – Entlastete (exonerados de culpas) que conseguiram provar serem antinazistas.
Surpreendentemente foram selecionadas 3.596.000 nazistas passíveis de processos nos tribunais de guerra. Como tais processos levariam mais de oito anos e as tropas de ocupação já estavam sendo substituídas e reduzidas, foram criadas diversas anistias em 1946 para os jovens, os incapacitados, e os da classe IV (Mitläufen), reduzindo para o total para 930 mil em 169.282 julgamentos

O que mais surpreendeu a contrainteligência americana foi o fluxo de cartas, em sua maioria anônimas, de alemães denunciando compatriotas como nazistas e exigindo sua exposição e punição. É fácil entender o porquê destas denúncias: o nazismo, entre outros malefícios, destruiu todo o sistema de honra do povo subjugado: durante o regime nazista a população foi estimulada ao extremo para denunciar à GESTAPO os suspeitos de não aprovar o regime e, principalmente, os judeus. Os filhos que foram ensinados a denunciar os próprios pais, com a derrocada continuavam sua atividade abjeta. O sentimento natural de honradez foi pervertido pela noção de honra racial Völkish preconizada por Alfred Rosenberg.

26 de julho de 2013
Heitor De Paola


Notas:1 - Regiões administrativas. O Partido Nazista tinha em cada uma um Gauleiter, mesmo antes do regime ser instalado: era o chefe do partido na região.

2 - Forças Armadas, e não apenas o Exército (Heer), mas também a Kriegsmarine (Marinha de Guerra) e a Luftwaffe (Força Aérea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário