"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 10 de maio de 2012

O VÍDEO DA TV RECORD SOBRE O ESCÂNDALO CACHOEIRA CIRCULA NA INTERNET

Cláudio Abreu (da empreiteira Delta) – Você chegou a ler a matéria deles hoje, não?

Cachoeira – Não, o que falou, foi boa?

Cláudio Abreu – Agora, às 15 horas, a presidenta Dilma Rousseff convocou o ministro dos Transportes e mandou afastar todos os citados na reportagem da Veja.

Cachoeira – É mesmo, mandou afastar todo mundo?

Cláudio Abreu – Já mandou afastar todo mundo. A matéria foi boa pra c… E ele citou a reunião, claro.

###

Este é um dos diálogos da reportagem da TV Record, transmitida no programa Domingo Espetacular e agora disponível pelo Youtube. A reportagem se concentra nas ligações do contraventor Carlos Cachoeira, que segundo a TV, abastecia a revista Veja com denúncias e falava disso com parceiros de negócios e com o diretor da revista em Brasília, Policarpo Jr.

Entre estes parceiros a TV cita Cláudio Abreu, diretor da Construtora Delta em Brasília, e hoje na cadeia, por ordem judicial, que também trancafiou Carlos Ramos Cachoeira, o Carlinhos Cachoeira.
Segundo a vídeo-reportagem da Record, as gravações da Polícia Federal mostram que Cachoeira teria passado informações que resultariam em pelo menos cinco capas da revista, sem contar outras matérias em páginas internas, que o próprio criminoso escolhia para serem publicadas: “Reportagens que atendiam os interesses do bicheiro e dos comparsas. A parceria com a revista rendeu muitos frutos para o contraventor”.

Cachoeira favorecia a Delta, prossegue a reportagem, onde Carlos Abreu era diretor. Segundo a investigação, Cachoeira ajudava a Delta a conseguir negócios com o poder público, em vários estados e também no governo federal.

No ano passado, a Delta se desentendeu com a cúpula do ministério dos Transportes e partiu para o ataque. Cachoeira ligou para a Veja e colocou o jornalista em contato com o diretor da Delta. Cláudio passou uma denúncia para Policarpo e depois comentou o resultado com Cachoeira.

Cachoeira – Teve com o Policarpo, aí?
Cláudio Abreu
– Cara, show de bola, bicho… achei que ele ia me dar um beijo!

Cachoeira – Ele gostou?

Cláudio Abreu – Pra caramba, né, amigo. Fonte, né? Você é uma fonte de primeira.

Segundo a TV Record, esta reportagem mencionada, sob o título “O Mensalão do PR”, foi publicada pela Veja, em 06 de juho de 2011. No texto, havia uma denúncia de fraude na licitação de uma rodovia. Quando a licitação aconteceu, já estariam decididos o preço e o nome daa empresa vencedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário