"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CESAR PELUSO VOTA PELA CONDENAÇÃO DE JOÃO PAULO CUNHA POR CORRUPÇÃO

Julgamento do mensalão continua nesta quarta-feira com o voto de Cezar Peluso. Até o momento, são 5 votos a 2 pela condenação

 

O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, na primeira sessão do Supremo após o recesso (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cesar Peluso apresenta nesta quarta-feira (29) seu posicionamento sobre a Ação Penal 470, o mensalão. Essa pode ser a última participação de Peluso no STF, que se aposenta em setembro.

Peluso preferiu não ler seu voto, mas fazer "comentários sobre aspectos relevantes do julgamento". Ele considerou que o conjunto de indícios de corrupção são suficientes como prova, discordando das defesas dos réus.

Examinando a acusação de corrupção passiva de João Paulo Cunha - o recebimento de R$ 50 mil de Marcos Valério - Peluso disse que, ao mandar a esposa sacar o dinheiro, João Paulo pretendia ocultar a origem do dinheiro. "O denunciado mandou a mulher porque não queria que seus assessores soubessem, e queria garantir a entrega do dinheiro. Só por aqui, já poderia considerar um ato ilícito: uma tentativa de ocultar o recebimento do dinheiro", disse, e votou pela condenação por corrupção passiva.

Ministro vota agora as acusações de peculato. João Paulo Cunha é acusado de peculato duas vezes, a primeira na contratação da assessoria de comunicação IFT e a segunda nos contratos da Câmara dos Deputados com a SMP&B. No primeiro peculato, Peluso absolveu João Paulo Cunha, seguindo o entendimento da ministra Rosa Weber. Já no segundo peculato, o ministro seguiu o relator e votou pela condenação.

Situação de João Paulo Cunha

O relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, pediu a condenação de João Paulo Cunha por corrupção pasiva e peculato em contratos na Câmara. O revisor, ministro Ricardo Lewandowiski, discordou, e absolveu o réu. Três ministros seguiram o entendimento de Barbosa, e um seguiu o de Lewandowski.

Com o voto de Peluso, são cinco votos para a condenação de João Paulo Cunha, contra dois pela absolvição. Se receber mais um voto ela condenação, a maioria estará condenando o ex-presidente da Câmara.

Maioria já condenou Pizzolato e absolveu Gushiken

Até o momento, o STF já condenou, com maioria de seis votos, os réus Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil, por corrupção passiva e peculato no desvio de dinheiro do fundo Visanet. Também com seis votos foram condenados os empresários Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, sócios da SMP&B, por corrupção ativa e peculato.
Maioria também absolveu o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken das acusações de peculato, com seis votos, por falta de provas.

29 de agosto de 2012
Redação Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário