"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FAZ SUCESSO NA INTERNET UMA PÉROLA DE LULA SOBRE ROOSEVELT E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

 
O comentarista Luiz Fernando Brito Pereira nos manda um texto que faz sucesso na internet, revelando mais uma “pérola” do repertório de Lula. Realmente, quando ele resolve falar de improviso é uma verdadeira tragédia, porque ele não tem o menor verniz cultural. Não é à toa que se orgulha de jamais ter lido um livro. Afinal, nunca é tarde para começar.

###

LULA AO VIVO, DE IMPROVISO

Em discurso na posse dos diretores do Sebrae (04/02/2009), o Presidente Lula demonstrou todo o seu “conhecimento histórico” dos fatos, a pretexto da crise econômica mundial:

Temos que reconhecer que a situação é delicada, que essa crise é possivelmente maior que a crise de 1929 e temos que reconhecer que o Roosevelt só conseguiu resolver a crise de 29 por causa da II Guerra Mundial. Como não queremos guerra, queremos paz, nós vamos ter que ter mais ousadia, mais sinceridade, mais inteligência, por que eu não admito que uma guerra para resolver um problema econômico tenha 6 milhões de mortos”.

###

COMENTÁRIOS ESPECÍFICOS


1. A Segunda Guerra Mundial não teve absolutamente nada a ver com a crise americana de 1929;

2. A Segunda Guerra Mundial foi motivada pelas condições impostas à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918;

3. A Segunda Guerra Mundial encerrou com perto de 52 milhões de mortos, quase dez vezes mais que o número citado pelo então presidente Lula;

4. Seis milhões foram as vitimas do Holocausto, patrocinado pelos nazistas. Lula confundiu tudo o que a Assessoria dele informou (tenham paciência, não queiram que ele decore tudo que lhe passam).

5. Em 1929, o mundo não tinha e nem imaginava o que seria uma economia globalizada;

6. Franklin D Roosevelt resolveu a crise americana diminuindo custos e impostos, e reduziu drasticamente as despesas do governo, exatamente o contrário do que o Presidente e seus ministros estão fazendo;

7. Pela declaração imbecil, Lula imagina que a crise só será extinta por meio de uma guerra mundial, mas ele, “o grande pacifista e magnânimo líder” não admitirá uma guerra mundial para que a crise seja solucionada.

###

O EPISÓDIO É VERDADEIRO
Fernando Lemos

Recebi o texto acima via e-mail e resolvi pesquisar. Eis o resultado da pesquisa:
O discurso aconteceu realmente, e tudo que o e-mail diz é verdade.

Esse discurso, ele o fez na posse dos diretores do Sebrae em Brasília no dia 04/02/2009 em solenidade no salão do Grande Oriente.

O único ponto divergente, seria quanto ao número de mortos na segunda guerra, que o e-mail menciona 6 milhões e o documento oficial do Palácio do Planalto menciona 100 milhões.

Para acabar com a dúvida, baixei o áudio do discurso e ele realmente fala em 6 milhões (um pouco embolado o áudio).
Vejam que a pronúncia das palavras se parecem muito (cem e seis) e isso poderia causar um erro de transcrição.

Se você quiser ler ou ouvir o discurso na integra, entre no endereço abaixo (copie e cole no seu navegador) e localize o dia 04/02/2009. O link é do Palácio do Planalto, totalmente seguro e livre de vírus.

www.info.planalto.gov.br/exec/inf_discursos.cfm

Quem não quiser perder tempo lendo ou escutando todo o discurso, as declarações mencionadas acima estão na página 08 (oito) do discurso. E no áudio, quase no fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário