"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PELUSO CONDENA JOÃO PAULO EM DOIS CRIMES, MAS O ABSOLVE EM OUTROS DOIS

 

 O ministro Cezar Peluso votou pela condenação dos publicitários Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz por peculato e corrupção ativa.
Também condenou o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato duas vezes por peculato, uma vez por corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Peluso disse que se os publicitários quisessem ter direito ao bônus volume, eles deveriam ter negociado isso no contrato.
“No contrato era explicitamente claro que a DNA deveria transferir ao banco todas as vantagens decorrentes da execução do contrato”, afirmou o ministro, que também condenou Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz pelos crimes de corrupção ativa e peculato


Peluso ficou na dúvida em dois crimes

O ministro Peluso absolveu o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) pelo crime de lavagem de dinheiro e explicou que só o condenaria, se ele estivesse lavando dinheiro de um crime anterior.

Peluso, porém, votou pela condenação de João Paulo no crime de corrupção passiva e no crime de peculato de ter permitido a SMP&B de desviar dinheiro da Câmara. “A pergunta é o seguinte: ela foi contratada pra quê?” perguntou Peluso. O ministro então comentou que se a empresa foi contratada por causa da competência técnica, o que é uma contradição, já que só prestou 2,32% dos serviços.

O ministro também absolveu João Paulo no crime de peculato pela contratação da IFT do contrato “Eu não posso deixar de decidir, na dúvida, a favor do réu”, disse Peluso. A IFT é a empresa do jornalista Luiz Costa Pinto. A acusação diz que João Paulo usou dinheiro da Câmara para pagar o jornalista, que teria trabalhado como seu assessor pessoal.

Sobre o recebimento do dinheiro no Banco Rural, disse o ministro: “Ele mandou a mulher [receber os R$ 50 mil] por dois motivos. Primeiro, não queria que nenhum assessor soubesse e segundo, queria mandar alguém que garantisse a entrega do dinheiro”.

Com o voto de Peluso, João Paulo Cunha perde por 5 a 2 em dois dos crimes de que é acusado e só precisa de um voto para ser condenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário