"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

RATAZANAS NO PEDAÇO

 

Esta semana li uma declaração interessante de Sílvio Sinedino, Presidente da AEPET ( a entidade dos engenheiros da Petrobrás) membro do conselho da empresa. (PresidentedaAEPET falasobreprejuízos…)

Fica claro nesta declaração que a empresa sob Graça Foster está tentando se sanear administrativamente e que de fato é a administradora está agindo com boa vontade e competência. Eu que fui extremamente cético quando de sua nomeação, pelo mero fato de ter sido escolhe de Dilma Roussef me penitencio. Graça Foster está tentando limpar as estrebarias de Áugeas (1).

Contudo o caso de Graça Foster coloca em evidência a incrível incompetência administrativa e falta de ânimo para acertar do restante do governo.

Na realidade vem à mente a expressão inglesa “like a bull in a china shop” (como um touro numa loja de porcelana), só que para esta situação talvez valha mais uma expressão que lanço aqui: “Como ratazanas num depósito de queijo”. Se as ratazanas não forem detidas comerão até o último naco de queijo.

Dilma Roussef pode até se ressentir com o time de segunda que recebeu por encomenda de Lula, mas afora destratá-los não faz nada.

Não os demite e substitui por quem siga o roteiro da Sra. Foster na Petrobrás. Parar, tomar pé da situação e alinhavar um plano, que dentro do que o governo aceitar, consiga devolver à empresa a merecida imponência e depois executar este plano. Simples não?

Caso este método de trabalho fosse estendido à nação, independente de ideologia, certamente as coisas melhorariam.
Ou seja, cabe primeiro reconhecer que temos um problema. Atualmente o governo vai retrocedendo meio ponto por meio ponto na sua admissão de um PIB de camundongo. Fontes independentes j;a enxergam 1,8% no ano. O governo ainda não chegou em 2,5%. Continua com as lentes cor de rosa do Dr. Pangloss. Depois quando precisa reconhecer mais um desastre começa a se debater como um peixe fisgado. E a culpa sempre é dos outros.

Madame! O Capitão do navio é responsável pelo erro do mais humilde taifeiro!

Que as coisas andam mal sabemos. Aparentemente as explosões de raiva da Madame estão cada vez mais freqüentes. As forças armadas não conseguem mais designar oficiais de ligação para a presidência. O cargo, normalmente de prestígio, e para o qual apenas são designados oficiais de grande futuro, passou a ser rejeitado, mesmo a custa de perda de vantagens na carreira.

Decididamente o ambiente em palácio está mais para a Rainha de Copas de “Alice no País das Maravilhas” (2)

Apesar de não ter mestrado ou doutorado é de se imaginar que no seu bacharelado a nossa Rainha de Copas tenha absorvido noções de administração. Deveria saber que não se pode administrar sem efetivamente equacionar tudo e ao tomar medidas ter uma idéia do que pode acontecer se tudo der certo, se alguma coisa der certo e se tudo der errado como uma indústria ou comércio privado precisam fazer. .

Na primeira presidência de Lula supôs-se (e isto me foi dito por amigos petistas) que Lula estaria cercado de pessoas competentes, que seria um líder, mas que os quadros da sua base de apoio teriam um grande número de pessoas qualificadas que levariam o país aos “píncaros da glória” (3)
Inclusive assisti em algum momento o sicofanta Ziraldo dando fé e pondo a mão no fogo a este respeito, numa declaração de quem evidentemente não entende nada de nada afora artes gráficas.

Na realidade montou-se um ambiente em que os ratos cuidavam do queijo. Os gatos foram enviados para casa ou então receberam alimentação forçada à base de atum e leite, a ponto de estarem gordos e desinteressados em ratos.

13 de agosto de 2012
Ralph J. Hofmann

E a Rainha de Copas, também conhecida por Madame Min agora manda em mim e em vocês.
(1) Um dos 12 trabalhos de Hércules. O Rei Áugeas tinha extensas estrebarias que nunca haviam sido limpas e acumulavam décadas de dejetos. Hércules teve de desviar o curso de um rio para que atravessasse o local e levasse todo os esterco e palha apodrecida embora.

(2) A Rainha de Copas uma mulher colérica está sempre gritando “cortem-lhes as cabeças”. Inclusive manda cortar a cabeça de Alice. Por sorte os soldados da rainha são cartas de baralho e a heroína consegue derrubá-los.

(3) Píncaro – o ponto mais alto, o topo – Na economia, escolheram nomes que figuravam nos píncaros da reputação na profissão que Hélio Beltrão chamava de “ciência da repartição da escassez”. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 09 de março de 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário