"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 30 de setembro de 2012

A BELA CRÔNICA DE WLADY OLIVER E UM GRANDE MOMENTO DA CANTORA HEBE CAMARGO

 

A crônica do nosso Oliver merece ser lida ao som de “Você não sabe”, na interpretação definitiva da (também) cantora Hebe Camargo, de quem a coluna se despede com um beijo e uma lágrima. (AN) 
 
A PISCINA

Tinha eu em minha infância um sonho recorrente. Nele, minha família e amigos nadavam numa imensa piscina olímpica. O problema é que algumas das raias tinham uma inusitada lápide no caminho. Registravam o fim de uma trajetória de luta na competição da vida.
Eu nunca saberia qual a próxima lápide a encontrar seu competidor e isso muito me amedrontava. Mas eu cresci. E comigo, o estranho sonho se tornou uma inofensiva moldura perdida, numa canto qualquer de um cérebro buliçoso.

Cinquenta anos mais tarde, muitas dessas lápides já se concretizaram, levando meu pai, meu padrasto, tios e amigos. Minha mãe velhinha ainda encontra fôlego para resistir mais algumas braçadas. Sua irmã três anos mais nova já se encontra com Wando com expressiva frequência. Sua mente embaraçada vai e volta pelos mundos da lucidez, numa viagem mais engraçada do que triste, para os que a cercam de carinho.

Voltando ainda mais no tempo me lembro que essa minha tia tinha uma loja de costura na Rua Joli. Seus vestidos eram famosos e adornaram Hebes e Lolitas. As verdadeiras, diga-se. Minha tia sempre se orgulhava disso, quando conseguia se lembrar disso. Lembro também que sua loja era em frente à fábrica das balas “Confiança” e aqueles furgões redondinhos, parecidos com os carros dos Intocáveis, faziam a alegria da molecada da vizinhança.

De volta para o futuro, estaciono agora há dois meses atrás, na fila de autógrafos do livro do Boni. Estávamos lá, quando um burburinho sobe as escadas e se aproxima de nós. Uma senhora muito alegre resume a cena ─ “Nós, os velhinhos, já conquistamos o direito de furar fila, não é mesmo?” ─ e vai se esgueirando entre os ali presentes. “Posso passar na sua frente?”, ia perguntando e sorrindo. “A senhora é linda, a senhora pode tudo!!!”, exclama alguém ao meu lado.

Ela então se vira pra mim, bem à sua frente: “O que é que ele disse?”, pergunta. “Disse que a senhora é linda e pode tudo…”. Ela: “Que maravilha !!! Eu furando a fila e ainda ganhando elogios de vocês”. Retruco: “Pois os elogios são mais que merecidos”. Ela para de novo e me olha com ternura: “O que você disse, querido?”

“Disse que os elogios são mais que merecidos. A senhora merece nosso aplauso”. Fui seguido imediatamente por todos ali presentes num aplauso, no início acanhado, mas logo efusivo, em homenagem à sagrada dama da TV brasileira que acabava de chegar. Assim tive meus únicos segundos de luz ao lado de nossa querida diva da tv.

Que descanse de sua longa jornada. Não digo em paz, porque ela não era de descansar em paz. Que descanse em alegria. Na mais completa alegria que iluminou os seus e os nossos caminhos. Um selinho, grande Hebe. O mundo fica menor sem você.



30 de setembro de 2012
Wlady Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário