"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 30 de setembro de 2012

CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS DA ONU APROVA RESOLUÇÃO SOBRE DIREITOS DOS IDOSOS. E DAÍ?

 

 A Agência Brasil anuncia que o Conselho de Direitos Humanos (CDH), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), aprovou uma resolução proposta pelo Brasil e pela Argentina para reconhecer os direitos humanos dos idosos.

A resolução, intitulada Direitos Humanos dos Idosos, é o primeiro texto do CDH especificamente para essa parcela da população que, em 2050, representará mais de 20% da população mundial.

O texto, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, reconhece os desafios para garantir os direitos humanos dos idosos, determina a realização de consultas públicas sobre o tema e convoca os países a assegurarem esses direitos, com implementação de políticas antidiscriminação por idade.

A inclusão de uma resolução específica para os idosos no CDH, na avaliação do Itamaraty, deverá fortalecer a proteção internacional dos direitos dos idosos e o compartilhamento de experiências positivas entre países nesse tema.

Na teoria, tudo bem, mas na prática, tudo ao contrário. No Brasil, os direitos dos idosos são os primeiros a serem desrespeitados. Basta conferir o que acontece com as aposentadorias e pensões, com o atendimento médico à terceira idade, com o julgamento de causas de interesse de idosos, e por aí vamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário