"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O ESPECIALISTA

 


O texto completo é bem maior e pode ser encontrado nos sebos (O Especialista e Outros Contos – Chic Sales). Serve para esclarecer todos os problemas atinentes à construção e manutenção de privadas assim como conselhos sobre critérios de localização, material de leitura ou produtos alternativos (sabugo de milho) para limpeza.


Creio ser uma obra de valor inestimável nos tempos que estamos atravessando no Brasil, quase parte de um manual de sobrevivência, em vista da perspectiva de regredirmos para o Brasil dos tempos de Jeca Tatú, e por conseguinte GS/RJH Editores terá prazer em relançar esta obra desde que obtenha um patrocinador.
Com vocês a primeira página da obra:

Vocês devem ter ouvido muito deste papo moderno sobre especialização. Pois eu sou marceneiro por profissão. Houve tempos em que eu construía paióis, casas, igrejas ou galinheiros. Mas acordei para a especialização. Hoje meus senhores estão cara a cara com o campeão entre os construtores de privadas do condado de Sangamon.
Meu primeiro freguês foi Luke Barkiss. Ele soube que eu era um especialista e decidiu aventurar. Encomendou um modelo para famílias. Era com três buracos. Isso fez minha reputação.
Quando há pouco serviço especializado eu posso colocar papel de parede, mas eu amo meu trabalho especializado como construtor de latrinas. E olha que dou assistência técnica por seis meses depois da entrega.

Foi o caso com o Luke. Disse-me que estava tendo problema com a latrina que eu havia feito. Peguei meu carro e fui até lá. Fiquei olhando de longe. Era época de colheita do feno. Os empregados iam para a latrina e ficavam lá durante 40 minutos.
Peguei minhas ferramentas e fui examinar o problema. Primeiro olhei o catálogo pendurado lá dentro. Vi que era velho e nem mesmo de alguma loja de primeira. Não dava boa leitura.
Aí olhei com mais cuidado e vi o problema. Eu havia feito os buracos da latrina muito confortáveis. Peguei minha serra e deixei com arestas. Fiquei olhando de longe. O pessoal passou a ficar apenas 4 minutos.

24 de outubro de 2012
Ralph J. Hofmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário