"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DOIS ÓTIMOS JOGOS NA RETA FINAL DO CAMPEONATO

 

Fluminense x Grêmio e Atlético x Fluminense foram dois ótimos jogos. Não é por acaso que são as melhores equipes da Série A, com bons elencos e bem dirigidas.
Essas partidas, e outras poucas, são ilhas de excelência. A maioria é ruim. Falo de futebol coletivo, técnico. Muita emoção e belas jogadas individuais, isoladas, ocorrem até na China.



Diferentemente do jogo entre Fluminense e Grêmio, em que os dois times jogaram muito bem, no domingo, a única excelente atuação foi a do Atlético. Poderia ser uma goleada.
No gol de Ronaldinho, corretamente anulado, a falta foi clara. Se o Fluminense acreditar demais que é “cirúrgico”, como tanto falam, pode perder outros jogos.
Ronaldinho foi espetacular. Ele calculou até a distância da bola para o pé de Jô e o salto e a altura de Leonardo Silva, para colocar a bola na cabeça do zagueiro.

Apesar de ser ainda muito difícil, aumentaram as chances de o Atlético conquistar o título.
Assim como o time teve uma grande queda no segundo turno, pode ocorrer o mesmo com o Fluminense na reta final. Nos dois últimos jogos, o time perdeu um e empatou outro. Pode ser o início de uma fase de maus resultados. O Atlético precisa vencer seus jogos, o que é também muito difícil.

Celso Roth tem razão quando diz que o Cruzeiro está no lugar para o qual foi planejado, antes do campeonato. É a realidade. O time é fraco, em comparação às melhores equipes. O presidente não concordou. É quase certa a saída do treinador após o fim do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário