"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VOCÊ PENSOU QUE AQUILO SOBRE A "EURSS" ERA EXAGERO?

       
          Internacional - Europa 

       
eurssOlhem atentamente para este cartaz promocional. Repararam em algo? Perto do símbolo do cristianismo, do judaísmo, do jainismo, e por aí além ,encontra-se um dos símbolos mais malignos que a humanidade já concebeu: a foice e o martelo.

Durante três gerações, o símbolo da revolução soviética significou pobreza, escravidão, tortura e morte.

Esse símbolo adornava as lapelas dos 'chekas' que chegavam durante a noite, e era o símbolo usado no princípio e no final dos filmes de propaganda que escondiam a fome prevalecente.

Para além disso, esse símbolo disseminou os tribunais populares nos quais as vítimas de expurgos e de falsos julgamentos eram condenadas.

Esse símbolo voava sobre campos de reeducação comunistas e sobre os gulags. Para centenas de milhões de europeus, este era o símbolo da ocupação estrangeira.
A Hungria, a Lituânia e Moldávia baniram-no, e muitos outros países ex-comunistas querem tratá-lo com o mesmo desdém com que tratam a insígnia nazista.

No entanto, eis aí o símbolo presente na Comissão Europeia, tornando pública a surdez moral do seu autor (bem espero que seja isso, e não uma nostalgia latente).
O símbolo bolchevique celebra a ideologia que, em termos numéricos, deve ser considerada a mais assassina já criada pela nossa espécie.
É nojento que as pessoas passem por ele todos os dias, nos corredores de Bruxelas, e nada digam.

Comentário do editor do blog O Marxismo Cultural: Não deixa de ser curioso que (1) um símbolo político tenha sido colocado ao lado de símbolos religiosos (o que parece indicar que o autor considera o comunismo uma religião, ou considera as religiões como manobras políticas), e (2) o símbolo do islamismo tenha sido colocado acima do símbolo do cristianismo.

Escrito por Daniel Hannan
Daniel Hannan é escritor, jornalista e eurodeputado, representando o sudeste da Inglaterra. É secretário-geral da AECR - Aliança dos Conservadores e Reformistas Europeus.

Do blog de Daniel Hannan no jornal The Telegraph.
Tradução: blog O Marxismo Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário