"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

""LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"

                                  Aviso aos esperançosos
Não criem ilusões pensando que os prefeitos de oposição, eleitos neste domingo e no primeiro turno, serão baluartes em defesa dos seus partidos e da sua ideologia.
 
Dependentes dos vereadores para aprovar qualquer projeto, dos governadores para obras, de deputados e senadores para emendas, de ministros para liberação de convênios, do Palácio do Planalto para transferência de recursos, irão mergulhar no microcosmo dos seus municípios.
 
Tão cedo não ouviremos falar de ACM Neto, eleito em Salvador, que fará de tudo para manter as melhores relações com o governo federal.
O mesmo ocorrerá com Arthur Neto, em Manaus. Serão os novos Kassabonetes, podem anotar.
 
Prefeito é uma posição duríssima, com o eleitor morando ao lado, o Ministério Público de plantão para sujar a ficha do pobre mandatário e o Tribunal de Contas pronto para tornar os seus bens indisponíveis.
 
Oposição se faz no Parlamento.

Executivo tem mais é que mostrar serviço ou não renova o mandato.
 
29 de outubro de 2012
in coroneLeaks

NOTA AO PÉ DO TEXTO

O título é um verso da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Encima a porta do inferno e se dirige aos condenados que para lá váo. Tradução: PERDEI TODA ESPERANÇA, VÓS QUE ENTRASTES.
Mas também está correto ABANDONAI TODA ESPERANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário